Fraternidade da Senhora do Coração Orante realizou 1.º Encontro de Formação
Teve lugar em Fátima, na Casa de Nossa Senhora das Dores das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, no passado sábado, dia 30 de setembro, o primeiro encontro de formação promovido pela Fraternidade da Senhora do Coração Orante – Missionários do Colo da Mãe, associação de fiéis recentemente criada na Arquidiocese de Évora.
Foi um dia de partilha que trouxe até à Cova da Iria amigos de Nossa Senhora de várias zonas do país: Montargil, Ponte de Sor, Coruche, Salvaterra de Magos, Campo Maior, Sousel e Castelo Branco.
O pedido mais insistente de Nossa Senhora, em Fátima, foi o primeiro sim dado pelo grupo com a oração do terço na Capela da Casa, um espaço de uma beleza singela iluminado pela magnífica luz dos vitrais que, com as suas variedades de cores, lembraram a diversidade de dons e carismas de cada um dos presentes. Seguiu-se um momento de meditação orientado por Nuno Prazeres, do Apostolado Mundial de Fátima, em que foram convidados a refletir sobre a devoção e o triunfo, anunciado por Maria, do seu Imaculado Coração. Como recordou Nuno Prazeres tudo acontece por vontade de Deus, fruto da união inseparável dos Corações de Jesus e de Maria, enumerando alguns dos acontecimentos de Fátima em que essa mensagem foi claramente anunciada, como na segunda Aparição do Anjo ou na Aparição de 13 de junho de 1917. E esse triunfo vai acontecendo sempre que à nossa volta formos semeando o bem e continuarmos a fazer a Nossa Senhora a mesma pergunta que a pastorinha Lúcia fazia sempre que Nossa Senhora chegava: “O que é que vossemecê me quer?”.
Depois da animada refeição, teve lugar mais um momento para se meditar sobre “Maria – Educadora e Formadora de Corações”, desta vez com Irmã Maria Amélia Costa, das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que usando os seus dons presenteou os participantes com duas das suas canções cujo tema é Nossa Senhora. A Irmã recordou a todos que nada do que fazemos somos nós, mas é obra do Espírito Santo em que atua em nós, e também foi assim com Maria. Ela não sabia todas as respostas e tinha perguntas dentro de si, mas soube silenciar, pensar, discernir e assim viver à mercê de Deus, sendo uma eterna aprendiz! Também os homens precisam fazer este caminho – o caminho do coração – que os torna sensíveis ao outro e atentos aos sinais de Deus.
Foi um dia espiritualmente rico que terminou com a celebração da Eucaristia e o sim de todos os presentes que aceitaram o desafio a se tornarem “Voluntários” – o primeiro estado previsto no Estatutos da Fraternidade – momento assinalado com a entrega de um crachá com a imagem da Senhora do Coração Orante. São estes os primeiros 42 missionários do Colo da Mãe.