Évora: Sinos de Santo Antão restaurados vão voltar a tocar
No passado dia 21 de maio, pelas 11h30, decorreu, na Praça de Geraldo, em Évora, a Bênção dos Sinos da Igreja de Santo Antão, seguida de Eucaristia Dominical da Solenidade da Ascensão do Senhor. A celebração contou com a magnífica presença do Coral Évora que assinalou com as suas vozes o raro acontecimento. Integraram as celebrações as Irmandades da cidade: Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora, Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Real Irmandade da Ordem de São Miguel da Ala. Presidiu D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo Metropolitano de Évora, concelebrou o Comendador de São Miguel da Ala, Cónego Manuel Maria Madureira da Silva, Pároco de Santo Antão, e esteve presente o Diácono José Carlos Carvalho. À cerimónia da bênção assistiu o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá.
O restauro do carrilhão da Igreja de Santo Antão foi um projeto coordenado pelo Doutor Rodrigo Teodoro de Paula, no âmbito do projeto PASEV – Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora, coordenado pelo polo local do Centro de Sociologia e Estética Musical (CESEM), e pelo Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (CIDEHUS), Universidade de Évora.
A empresa responsável pelo restauro foi a Fundição de Sinos de Braga Serafim da Silva Jerónimo & Filhos Lda. O engenheiro responsável foi Carlos Jerónimo.
O projeto de restauro contou com o apoio financeiro da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Fundação Eugénio de Almeida, Arquidiocese de Évora, Câmara Municipal de Évora e Tagus – Atlanticus Associação Cultural.
A Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora, sediada na Igreja de Santo Antão, tem a alegria de anunciar que no recém restaurado carrilhão da Igreja um dos sinos foi “baptizado” com o nome de Nossa Senhora da Saúde de Évora, Patrona da Irmandade. O Sino, bem como todos os restantes, foi incensado e aspergido pelo Prelado eborense.
A dignidade com que se receberam os restaurados sinos da Igreja de Santo Antão revela a alegria com que todos pretendem glorificar Cristo Ressuscitado.
Veja aqui a foto-reportagem: