Cursilho n.º 172 de Homens, da Arquidiocese de Évora: «Sim, nós confiamos em Ti!»
De 18 a 21 de abril decorreu, como habitual, na Casa das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, em Elvas, o Cursilho n.º 172 de Homens, da Arquidiocese de Évora, que contou com a participação de 13 «novos». Aliás, poderíamos até dizer que, «novos», eram 14! Sim, porque o «também novo» Reitor foi, pela primeira vez, o nosso muito estimado amigo Nuno Amaral, de Portel!!!
O encerramento, e a Eucaristia, decorreram na Igreja de São João Batista, em Coruche, no domingo, dia 21, onde acorreram em grande número, e mais uma vez, os cursilhistas da nossa Arquidiocese.
São momentos como aqueles vividos, tanto em Elvas como em Coruche, que fazem valer a pena aderir a este projeto maravilhoso que Deus nos apresenta num Cursilho de Cristandade: o amor de Deus pelo homem!
E é porque nos ama com um amor admirável e infindável que Deus nos quer levar a superar a nossa condição de débeis e frágeis pecadores, enviando-nos Jesus, o Bom Pastor, cuja celebração se assinalava exatamente nesse dia (IV Domingo da Páscoa – Bom Pastor).
Ao ouvir os testemunhos dos «novos», dos elementos das várias equipas (sacerdotal, dirigentes e cozinha), ao escutar a Palavra que Deus nos reservou para aquele dia, fomos TODOS convidados (ou até desafiados!) a contemplar a bondade, a ternura, a misericórdia e o amor de um Deus que nos quer semelhantes a Si, que nos quer felizes, que quer que vivamos a Vida verdadeira. Nada dependerá de méritos nossos…
Tudo é fruto exclusivo do amor que Deus tem por nós.
Ali, sentimo-nos, verdadeiramente, filhos queridos e muito amados do Pai…
Sentimo-nos gratos a Deus pelo seu amor e por tudo aquilo que Ele opera nas nossas vidas…
E nós, como filhos de Deus, devemos responder a este amor vivendo de forma coerente com as Suas propostas, cumprindo os Seus mandamentos, amando os irmãos, a exemplo de Jesus.
E quando não soubermos o que Lhe dizer, digamos apenas: Sim, Jesus, por Ti vale a pena.
Sim, nós confiamos em Ti!
De Colores