Cursilho n.º 170 de Homens da Arquidiocese de Évora: Cantai um cântico novo! O Senhor fez maravilhas (Com fotos)
«Cantai um cântico novo! O senhor fez maravilhas» é o salmo cantado a 8 de Dezembro, na celebração da Solenidade da Imaculada Conceição, mas poderia ser, também, o Hino do Cursilho n.º 170 de Homens da Arquidiocese de Évora.
Quem não se lembra de, no ano passado, por esta altura, sofrermos todos com a nossa própria incapacidade de realizar um cursilho. É verdade! O primeiro cursilho do ano pastoral transato não se realizou por falta de candidatos, por falta de militância, por incapacidade nossa, por “vá-se lá saber porquê”…
Ora, quis Deus que o primeiro cursilho deste ano pastoral se compusesse de 23 novos (e valentes) candidatos, dos mais variadíssimos lugares da nossa arquidiocese, o que, em primeira análise, seria sinal de muita alegria para o reitor do Cursilho, o nosso caríssimo David Rodrigues, não fosse o problema de saber onde deitar tanta gente!!!
Foi o carisma e o inestimável espírito de serviço da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, de Elvas, que permitiram que se criassem as condições necessárias para realizar o Cursilho n.º 170 de Homens da Arquidiocese de Évora, que decorreu entre os dias 30 de Novembro e 3 de Dezembro.
O encerramento, bastante participado, decorreu na Igreja Matriz de Santo António, em Reguengos de Monsaraz, e contou com a presença do nosso Arcebispo, D. Francisco Senra Coelho, que presidiu à Eucaristia, realizada, também, em sufrágio pelos cursilhistas falecidos no ano pastoral anterior.
E fez-se festa! Fez-se festa com a entrada naquela igreja apinhada de gente, fez-se festa com os testemunhos dos novos, fez-se festa no encontro com as esposas e restante família, fez-se festa com a passagem da Cruz de Cristo do MCC à Equipa do Cursilho n.º 141 de Senhoras (de 25 a 28 de Jan.), fez-se festa com o Envio das Equipas dos próximos cursilhos de cristandade (171.º Homens, 22-25Fev., e 142.º Senhoras, 14-17Mar.) e fez-se festa porque se cantou um «cântico novo» – o cântico novo que qualquer cursilhista, qualquer cristão, deve cantar porque o Senhor fez, de facto, maravilhas.
O Secretariado Arquidiocesano do MCC de Évora faz votos de que seja ELE próprio, o Senhor que fez e que continua a fazer maravilhas, a conceder-nos um Santo e Feliz Natal! De Colores