A Cruz das JMJ nas paróquias de Azaruja e N.ª Sr.ª de Machede
Depois de percorrer as diversas paróquias da Arquidiocese, as Paróquias de Azaruja receberam a Cruz das JMJ, vinda de Estremoz.
O acolhimento deu-se à entrada da aldeia com uma saudação de um dos jovens inscritos e da Banda Filarmónica da Freguesia. Seguiu-se um percurso a pé até à igreja paroquial, onde foi celebrada Eucaristia e apresentados os 6 jovens universitários que estão inscritos para participar. Pela tarde, numa carrinha engalanada, a cruz percorreu as várias ruas da freguesia e ficou durante umas horas no Lar da Misericórdia, onde houve oração, cânticos e um pé de dança.
Pela noite, no exterior da igreja, fez-se uma pequena vigília onde as crianças da catequese tiveram oportunidade de lançar os seus balões.
No domingo, dia 9, a cruz foi transportada para Nª Srª de Machede pelos pais dos jovens inscritos. No recinto das festas uma pequena multidão esperava o símbolo, juntamente com a Banda Filarmónica da Casa do Povo.
Transportada a pé, a Cruz parou em frente ao Centro de Dia e à Junta de Freguesia, onde se encontrava o presidente e a esposa.
Celebrou-se então a Eucaristia com apresentação dos 4 adolescentes inscritos nas JMJ.
Pela tardinha, e com percurso de automóvel, toda a freguesia teve oportunidade de ver a Cruz que, entretanto, esteve no Lar de Idosos de S. José Operário e junto à Casa do Povo.
Um belo momento de oração teve lugar no adro da igreja, onde os adultos foram convidados a adotarem um dos adolescentes, para que pudessem rezar por eles ao longo do tempo.
Depois de terem recebido algumas guloseimas, as crianças da catequese largaram os seus balões.
Foram dias de alegria e de felicidade estampadas no rosto dos participantes, e em ambas as paróquias foi possível uma refeição em comum.
Diác. João Carapito