A caminho das JMJ: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) – em atualização
COP BENAVENTE
Os eventos que temos feito, desde o início desta caminhada têm contado com a presença dos jovens da Paróquia e não só, pois é com o apoio de toda a comunidade e do município, que abraçamos cada desafio, cada encontro e cada proposta.
Estes últimos meses têm sido uma ancora de proximidade em Deus e isso sente-se em cada momento…
Partilhamos algumas imagens dos nossos eventos:
Os Encontros Preparatórios da JMJ
Testemunho do COP – Samora Correia
Testemunho | COP de Elvas
A preparação dos Dias na Diocese (DnD), em Elvas, tem sido como o início de uma peregrinação. Estamos com o mesmo sentimento que têm as equipas de apoio aos peregrinos que caminham a pé até Fátima. Estamos entusiasmados e preocupados com os peregrinos que nos virão visitar e tudo estamos a fazer para que nada lhes falte. Tanto a nível físico como a nível espiritual.
O COP de Elvas é constituído por oito equipas operacionais. A coordenação geral é realizada pelo Padre Ricardo Lameira e por um leigo e as restantes equipas são: Comunicação e Divulgação; Logística e Staff; Comercial e Contabilidade; Segurança e Saúde; Produção e Credenciação; Atividades Lúdicas; E a equipa responsável pela Espiritualidade do encontro.
Tal como na preparação de uma peregrinação é necessário analisar e prever todas as necessidades, assim como saber atempadamente quem são os elementos que se comprometem com este trabalho de apoio aos peregrinos. Temos a consciência de que mais importante que a quantidade, necessitamos de voluntários comprometidos. Todos os elementos do COP de Elvas são pessoas que têm uma ocupação profissional ou académica, têm família, têm outros compromissos com a comunidade onde estão inseridos e mesmo assim aceitaram mais este compromisso. Tem sido um caminho de conhecimento da equipa, de esforço pessoal, de criação de elos de amizade e reconhecimento de que as diferenças etárias e de personalidade enriquecem a preparação desta peregrinação a que nos propusemos.
Começamos a sentir “a pressa no ar”, mas sabemos que todos os elementos estão neste momento a dar o seu melhor. Estamos confiantes que apesar do caminho apresentar algumas irregularidades, estamos unidos e focados num só objetivo.
Os pontos fortes têm sido o relacionamento e interajuda dos elementos do COP, os contatos com algumas entidades públicas, como é o exemplo da Câmara Municipal de Elvas, os bombeiros voluntários e as forças de segurança. Os nossos peregrinos, em vez de ficarem em famílias de acolhimento, irão utilizar instalações da Câmara Municipal para dormir e realizar as suas refeições.
Alguns parceiros privados já manifestaram a sua disponibilidade para que, em géneros alimentares ou de forma monetária, nos auxiliem no fornecimento das refeições. A comunicação social local também já se mostrou disponível para nos ajudar a divulgar os DnD, assim como publicitar a necessidade de voluntários para colaborarem nos DnD.
Os pontos fracos foi a fraca adesão das famílias de acolhimento, a ausência de autorização por parte de uma Escola pública para divulgação dos DnD e a ausência de jovens nas atividades já realizadas no âmbito da preparação das JMJ e na composição dos elementos do COP.
O grande desafio desta peregrinação é proporcionar o encontro com Cristo, encontro com cada um dos participantes e interação com diferentes realidades culturais.
A planificação dos DnD está dedicada cada dia a um Santo diferente. Para além da Eucaristia diária, teremos momentos de oração, momentos de lazer e cultura. Mais importante que as atividades planeadas, pretende-se essencialmente que se sintam acolhidos e que vivam esta peregrinação como uma experiência que os marque de forma positiva para o resto das suas vidas.
Foi criado um formulário on-line para as inscrições nos DnD. Podem inscrever-se como voluntários ou apenas como participantes.
Há umas semanas atrás começámos a contatar os peregrinos que vamos receber e já está marcada uma reunião on-line com um dos grupos.
Reconhecemos que a “Seara é grande, mas os trabalhadores são poucos”, mas vamos manter o nosso SIM como Maria, vamos manter o nosso compromisso e a nossa persistência.
Testemunho COP Alcácer do Sal
A formação do COP foi determinada através de um convite endereçado pelo nosso Pároco a cada uma das pessoas que constitui o nosso grupo. Todos aceitámos prontamente, sem reservas, com ânimo e espírito de serviço.
Temos participado em todas as atividades possíveis, sendo que uma das atividades com mais adesão foi a receção dos símbolos da JMJ na nossa paróquia. Muitos jovens participaram e quiseram tocar na Cruz Peregrina.
Estivemos também em Beja, no dia 25 março, com alguns jovens, e parece-nos que a iniciativa foi proveitosa. Neste dia, os momentos de espontaneidade, tão característicos dos jovens, foram uma mais-valia.
Não podemos esquecer a Via Sacra e as 24H de oração pela JMJ Lisboa 2023.
Definitivamente, consideramos que tem sido importante os jovens tirarem partido dos testemunhos de cada um, a cada partilha, a cada reflexão que se ouve, a cada momento em grupo. Outra mais valia da participação nestas atividades é a oportunidade de os jovens perceberem que não estão sozinhos na sua fé. Entendemos que, em cada atividade, o desafio é levar o maior número de jovens ao encontro de outros jovens, apesar da antecedência com que se divulga a atividade e de a deslocação ser oferecida pela Câmara Municipal.
Por outro lado, constatamos que o número de jovens que participa é, por norma, muito reduzido. Poderíamos justificá-lo com a quantidade de atividades em que já participam ou a quantidade de estímulos a que estão sujeitos, mas talvez não seja só isso.
A programação para os Dias nas Dioceses (DnD) está concluída há já alguns meses e inclui atividades por toda a cidade. Começaremos em breve o recrutamento de voluntários para essa semana. As autoridades já foram informadas. Entretanto, aguardamos ainda a confirmação/assinatura do protocolo com a CMAS, para podermos divulgar o programa junto da comunidade e dar continuidade à planificação e preparação das tarefas.
A divulgação da JMJ Lisboa 2023 tem sido feita na paróquia, nas redes sociais e na escola. Foi também divulgada no jornal da Paróquia, Voz do Sado, e ainda nos eventos em que temos participado (feiras e mercadinhos locais). Temos quase 30 inscrições neste momento.
Testemunho COP Évora
Escrever sobre o COP de Évora não é fácil, não por não se saber o que dizer, mas por ser um COP com uma equipa tão completa e agraciada que não é fácil passar para o papel tudo aquilo que podemos dizer. Ao longo destes meses de trabalho sentimos que somos realmente uma equipa que está a fazer caminho lado a lado com Maria até ao tão esperado encontro.
Fazer parte do grupo do concelho de Évora que está a preparar este caminho para os Dias nas Dioceses (DnD) e para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 tem sido uma experiência enriquecedora e cativante para todos.
Em Évora, o processo de criação do COP passou por diferentes fases. Num momento inicial criaram-se diferentes COPs nas paróquias do concelho. No entanto, após alguma reflexão, foi decidido criar um único COP que agregasse todas as paróquias e desta forma unisse as atividades e também os membros e os párocos. E, realmente, com o passar dos meses conclui-se que esta foi a melhor decisão visto que o trabalho tem fluído de forma simples e sempre com bastante comunicação e união entre todos.
O COP tem diferentes áreas, nomeadamente, Logística, Espiritualidade, Programação, Inscrições e Comunicação. Mensalmente, os responsáveis de cada uma destas áreas reúnem-se e cada grupo tem os seus encontros conforme as necessidades.
Pertencer ao COP é um trabalho de muita responsabilidade e que exige muita entrega e esforço de todos, mas é um trabalho que tem fluído naturalmente e sobre o qual estamos todos expectantes para ver o resultado final nos DnD.
O COP tem tentado participar em todas as atividades, fazendo caminho até à JMJ. Ainda que nem sempre todos os membros ou todas as paróquias possam estar presentes, há sempre alguém a representar. Destas atividades uma que nos marcou foi o encontro em Beja. Um encontro que uniu as dioceses do Algarve, Beja e Évora. Foi uma tarde e noite onde nos sentimos em paz e pudemos experienciar aquilo que serão os DnD, bem como a JMJ. Foi um momento de conhecimento, partilha e união entre todos. Durante a noite, na Vigília, sentiu-se uma grande cumplicidade e certeza do caminho que estamos a fazer.
Os DnD estão a ser um grande desafio. A preparação até esse momento está a ser entusiasmante e desafiante. Em Évora vamos receber cerca de 2000 jovens e a preparação de espaços, atividades, logística para todos estes jovens, acrescentando os que são de Évora e irão também participar, é muito grande. Porém, está a ser proveitoso e gratificante, colocando à prova as nossas capacidades e a nossa resiliência.
A verdade é que sentimos que nunca estamos sós. Para além da união e partilha da equipa, sentimos sempre que algo maior nos ajuda e nos guia e esse sentimento e união com Deus têm gerado momentos de muita alegria.
Apesar da grande logística em todas as áreas do COP, nos momentos em que nos reunimos há sempre espaço para convívio, de gargalhadas, oração e (muito) trabalho. E é a junção de todos os fatores que fazem com que no final tenhamos o sentimento de missão cumprida. É também por estes momentos que no final de cada reunião nos sentimos gratos. Juntamo-nos para trabalhar, mas acabamos por criar boas relações de amizade, que para nós é também um dos propósitos destas atividades, pois não faria sentido de outra forma.
A forte participação e inscrição dos jovens das nossas paróquias na JMJ são para nós uma grande alegria. Significa que a mensagem de Maria está a chegar até eles. No ar sente-se um clima de grande entusiasmo e expectativa pelos dias que aí vêm e estamos todos prontos para nos levantarmos e partir apressadamente.
Neste momento, estamos a direcionar os nossos esforços para as inscrições de voluntários para os DnD. Com um grupo tão grande em Évora, serão precisos alguns voluntários. No entanto, tem havido bastante recetividade por parte dos grupos das diferentes paróquias, assim como das famílias de acolhimento. Temos cerca de 50 famílias em Évora dispostas a acolher jovens. Ver todos tão entusiasmados por receber os jovens, por saber quem são e de onde vêm, sempre com uma grande disposição e sentimento de entrega por poderem oferecer-lhes a sua casa, é para nós gratificante.
Recentemente, começámos a contactar os responsáveis dos grupos de peregrinos que vamos acolher. Estamos a recolher os seus dados para brevemente marcarmos reuniões online.
Ainda temos um longo caminho pela frente, mas com Maria sabemos que nunca vamos sós.
Jovens de Samora Correia dão a conhecer a JMJ na Feira Anual
A realização da Feira Anual foi uma oportunidade para darmos a conhecer a JMJ à comunidade de Samora Correia.
No espaço concedido pela junta de freguesia, os jovens organizaram uma quermesse com o objetivo de angariar fundos para ajudar às despesas da sua participação na JMJ.
Também neste espaço esteve disponível informação sobre a JMJ e sobre a forma de cada um poder participar na experiência da JMJ como voluntário ou Família de Acolhimento.
Ao mesmo tempo, foram disponibilizados artigos oficiais da JMJ, dando assim oportunidade de todos poderem apresentar-se já em modo JMJ.
A experiência da participação dos jovens nesta iniciativa teve uma importância fundamental para o crescimento do grupo, que viu aqui uma oportunidade de se envolver no duplo objetivo de divulgar a JMJ aos seus pares enquanto tornavam mais leve o pagamento da sua participação na JMJ.
O trabalho realizado em conjunto e o suporte dos pais que acompanharam toda esta dinâmica, foram a estratégia que levou ao sucesso da participação do grupo de jovens na Feira Anual de Samora Correia.
O COP de Borba
Partilhando um pouco da nossa experiência neste caminho de preparação dos Dias na Diocese (DnD), rumo à tão aguardada Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, temos a dizer que tem sido um processo bastante enriquecedor, quer ao nível pessoal, quer ao nível de comunidade, quer ao nível de trabalho em grupo.
O COP central de Borba é constituído por um elemento de cada área (Comunicação, Programação Geral, Inscrições e Logística) pelo nosso diácono Jorge e pelo nosso pároco P. Alessandro. Cada um de nós (e para cada uma das áreas propostas) organizou a sua equipa de trabalho.
No início, a criação deste grupo não foi assim tão fácil – todos tínhamos a perceção que seria um compromisso importante que, a ser levado com responsabilidade, iria exigir muito de nós. E assim tem sido efetivamente. Tem sido de facto um trabalho que nos exige muito esforço pessoal, profissional e também familiar – e temos noção que temos ainda muitíssimos desafios pela frente. Contudo, entendemos que a interajuda e um bom relacionamento interpessoal são fundamentais para nos ajudarmos uns aos outros a arregaçar as mangas, e a “partir apressadamente” e, em cada dia, darmos o nosso melhor. Acreditamos e sentimos que Maria, sempre presente, nos leva, passo a passo, e iluminados pelo Espírito Santo, a levar para a frente esta Missão.
Como pontos fortes referimos uma equipa unida e empenhada em ultrapassar da melhor forma as dificuldades e os desafios que se nos apresentam. Referir também o entusiasmo das nossas equipas de retaguarda, e os contactos já mantidos com as entidades nossas parceiras: câmara municipal e juntas de freguesia, Bombeiros voluntários e Guarda Nacional Republicana, serviços de saúde e segurança social, Santa Casa da Misericórdia, entre outras, que desde os primeiros contactos tem demonstrado todo o apoio. Também alguns parceiros privados que já se disponibilizaram para nos receber em algumas atividades e para nos ajudarem quer com materiais, géneros alimentares e até com algum valor monetário tem sido bastante motivador na preparação dos DnD.
Em relação aos pontos fracos, temos a referir para já o silencio dos grandes grupos comerciais – continuamos a aguardar pacientemente que se manifestem. Também a questão das Famílias de Acolhimento não está a ter forte adesão na nossa comunidade.
Ainda como um ponto fraco, mas ao mesmo tempo como uma forte janela de oportunidade, temos uma população bastante envelhecida, com muitas pessoas a viver sozinhas. A solidão é um sentimento bastante presente na nossa comunidade. Porque o sorriso não tem idioma, não temos qualquer dúvida que os nossos idosos saberão receber muito bem os jovens peregrinos, e acreditamos que a missão porta a porta, mesmo sendo entre nacionalidades diferentes, vai ser uma atividade muito importante e enriquecedora para todos.
O grande desafio, será proporcionar dias de interação com diferentes realidades culturais, dias de alegria e divertimento, e também dias de oração e partilha de experiências de Fé e de encontro com Jesus Cristo. Queremos muito dar o nosso melhor: aos nossos jovens, à nossa comunidade, e aos nossos peregrinos. Queremos muito que para todos nós, os DnD sejam dias que fiquem para sempre na nossa memória como tempos de conhecimento, de relacionamento e de intimidade com o Senhor – tudo isto em segurança e sem incidentes de maior.
Outro desafio que encontramos tem sido a preparação da JMJ nas duas vertentes: os DnD, e a participação dos nossos jovens na JMJ Lisboa 2023. Apesar de serem ambas relacionadas, o certo é que terão que ser trabalhadas e preparadas com diferente planeamento, diferentes tarefas e diferentes exigências – e são imediatamente uma a seguir à outra, sem tempo para descansar. Da nossa paróquia está inscrito um grupo de cerca de 40 pessoas, entre jovens e adultos. Temos realizado atividades para angariação de fundos para ajudar financeiramente as famílias envolvidas – com bastante trabalho, mas felizmente também com algum sucesso.
A forte participação dos nossos jovens nos eventos da diocese tem sido um aspeto muito positivo, provocando neles um reforço de motivação para participarem nos DnD e na JMJ: a alegria com que se têm envolvido nas atividades propostas constitui um importante testemunho, contagiando eventualmente outros jovens a participar.
Há poucos dias fizemos os primeiros contactos como os responsáveis do grupo de peregrinos que vamos receber: para já queremos saber quem são, que idade tem, se estará alguém com necessidades especiais, e quem são os responsáveis dos diversos grupos paroquiais que receberemos. Para isso já lhes foi facultada uma base de dados para preencherem e nos devolverem, com o intuito de começarmos a organizar os grupos, as camaratas, entre outros.
Conhecemos as nossas limitações. Sabemos que somos Servos Inúteis, mas, com a certeza que Maria caminha connosco, queremos muito “servir, fazer a vontade do Pai”.
O COP de Sousel
O COP de Sousel surge após a criação do “Levanta-te Com Sousel”, ainda antes de se saber como se iriam organizar os grupos para irem à JMJ.
Este grupo de jovens surge na sequência de uns elementos pertencentes ao antigo grupo “Shalom” quererem muito que os jovens de Sousel tivessem a oportunidade de viver a Fé de uma forma especial. Queríamos muito receber jovens nos DND. Assim, desafiámos grande parte dos jovens desta pequena vila a integrarem o “Levanta-te com Sousel”. Posteriormente, foram estes que se organizaram como COP, convidando mais quatro jovens a fazerem este trabalho com eles. Queremos mesmo que esta semana seja vivida em pleno, pois muitos poderão não ter a oportunidade de ir a Lisboa e desta forma poderão viver um pouco das jornadas na nossa terra.
O COP de Sousel tem vindo a participar nas atividades nacionais e diocesanas. Nas atividades mais marcantes que já vivenciámos como COP e com o grupo de jovens “Levanta-te com Sousel” destacamos os “100 Dias para a JMJ” e o “23 por mês” ocorrido em Sousel em outubro, onde fizemos uma celebração, acompanhado de um almoço e um teatro para toda a população.
Os pontos fortes na participação das atividades são, sem dúvida, o convívio, o conhecer o próximo e a entreajuda. As dificuldades e desafios são ultrapassados com muita comunicação entre todos, respeito e companheirismo.
Os Jovens de Sousel têm aderido às atividades e quando uma atividade se dá por terminada perguntam sempre qual é a próxima.
A preparação para os Dias Na Diocese está a ser um desafio que o COP encara com muito ânimo, divertimento e responsabilidade. Estamos em crer que vão ser uns dias nunca vividos para e em Sousel!
A paróquia já fez as inscrições nas jornadas em dois pacotes diferentes. Irá um grupo sexta, sábado e domingo e outro grupo assistirá à vigília. A divulgação foi feita no grupo de jovens e as famílias e algumas pessoas da comunidade também nos irão acompanhar. A divulgação também tem sido feita nas Eucaristias de domingo e nas redes sociais do grupo de jovens.
Sousel não terá famílias de acolhimento. Inicialmente tínhamos famílias disponíveis, mas após saberem que teriam de dar todo o apoio logístico aos peregrinos, acabaram por desistir, pois são pessoas já com alguma idade e outras estarão a trabalhar nessa data de acolhimento aos peregrinos.
Aguardamos com esperança e alegria por este momento tão marcante para todos nós, na certeza de que tudo o que já vivemos até agora na preparação da JMJ nos enriqueceu enquanto pessoas e enquanto grupo e fortaleceu na fé a Jesus Cristo!
O COP de Estremoz
O COP Estremoz é constituído por elementos de diferentes idades mas com iguais objetivos: caminhar juntamente com Maria para a JMJ, aumentar a nossa fé e manifestá-la com Jesus Cristo.
Temos participado nas atividades diocesanas que têm vindo a intensificar e fortalecer o espírito de entreajuda do COP. Os jovens fazem parte e querem integrar-se nas atividades realizadas tanto a nível de paróquia como de diocese.
O nosso caminho para os Dias na Diocese tem sido composto de momentos de oração e reflexão. Os DnD, acreditamos nós, irão ser dias de grande movimento e animação na cidade. Por todo o lado se respirará JMJ 23. Temos algumas famílias receptivas ao acolhimento, nas suas casas, de jovens, que virão para participar nos DnD.
A participação nos eventos principais da cidade tem vindo também a contribuir como forma de motivação para os jovens, para a angariação de voluntários para os DnD e para a participação na JMJ.
O COP de Reguengos de Monsaraz
O COP de Reguengos de Monsaraz apresenta uma particularidade muito peculiar, uma vez que é constituída por uma rede alargada de pessoas, onde podemos dizer que há os mais experientes com um espírito juvenil gigante e os mais jovens com uma força de vontade enorme para agarrar o desafio que lhes foi proposto pelo nosso Pároco Manuel José.
Apesar da divergência de idades, a nossa equipa é muito dinâmica e caracteriza-se pela sua capacidade de entreajuda, pois o nosso grande intuito é proporcionar aos jovens as melhores condições para viverem aquela que será A experiência do verdadeiro encontro com Deus.
“Uma equipa com idades muito diferentes, mas todos unidos no mesmo ideal – Jesus Cristo. Liga-nos também uma grande amizade e carinho que nos permite entender os sonhos dos mais novos que se alia à experiência de vida dos mais velhos, em que cada um tem o seu lugar e sabe o caminho a seguir! Juntos somos COP Reguengos!” – Natália, Coordenadora da Programação Geral
O nosso COP quis apostar na melhor prestação de cuidados, investindo na criação de uma equipa de saúde, onde os jovens presentes nos Dias na Diocese (DnD) fazer-se-ão acompanhar em todos os momentos de membros competentes para caso surja uma emergência.
Por outro lado, o COP de Reguengos de Monsaraz tem vindo a marcar presença em alguns eventos, nomeadamente Vigílias de Oração, levar a Cruz a todas as aldeias, sendo que o mais marcante foi a passagem dos Símbolos da JMJ na nossa paróquia. Quando este acontecimento sucedeu, ainda estávamos em época pandémica e com algumas limitações a níveis de logística e de máscaras. No entanto, esse fator não foi impeditivo das pessoas marcarem presença e demonstrarem que também gostam de acompanhar os jovens e há fotos que podem comprovar isso mesmo: o sorriso escondido debaixo da máscara e o brilho de felicidade no olhar.
Este facto relatado foi possivelmente uma dificuldade, mas que com a vontade de todos conseguimos tornar o momento ainda mais impactante.
Os jovens da nossa paróquia têm vindo a fazer um caminho muito bonito e repleto de ensinamentos. O crescimento é visível tanto a nível pessoal como em grupo porque é isso que também os faz acreditar que vale a pena: viver o encontro com Deus sozinho, mas acompanhado. A união e diversão pauta este grupo em tudo aquilo que participa ou elabora.
O entusiasmo dos jovens relativamente à JMJ tem sido como uma viagem numa montanha russa, que tem os seus altos e baixos, mas que predomina especialmente a viagem crescente para aquele que será O momento com Deus.
Relativamente aos DnD, a preparação da semana tem sido desafiadora e ao mesmo tempo enriquecedora. É necessária uma comunicação eficaz para que todas as equipas estejam em sintonia e para que a informação passe de forma correta para fontes externas (patrocínios, transporte, comida, alojamento).
As Famílias de Acolhimento são um ponto negativo na nossa uma paróquia, uma vez quando foi feito o primeiro apelo a data era muito longínqua e em questões de organização familiar não havia certezas.
No que diz respeito às inscrições na JMJ já temos algumas inscrições e a divulgação foi inicialmente feita através das nossas redes sociais, na Eucaristia, no Encontro de Jovens e até mesmo entre amigos. Atualmente, queremos alargar o número de jovens pelo que vamos incidir em esclarecimentos nas escolas, onde irá um representante clarificar o que é a JMJ e que está aberto a qualquer jovem, tentando cativar os jovens a dar uma oportunidade.
O COP de Montemor-o-Novo
A fim de recebermos as Jornadas Mundiais da Juventude na nossa cidade da melhor forma possível, juntámos os reforços e iniciámos o nosso caminho no passado mês de julho de 2022.
Os jovens abordados aceitaram prontamente o desafio! Contudo, ao logo do percurso alguns seguiram para apoiar o COL e o COD, ou estão fora do país por motivos profissionais e, por estas razões, em fevereiro de 2023 foi necessário reforçar os departamentos com jovens, que aceitaram de coração aberto o convite.
O COP da nossa paróquia subdivide-se nos departamentos de Programação Geral, Comunicação, Inscrições + Voluntariado e Logística compostos pelos nossos jovens e adultos que também se associaram cheios de energia para abraçar este desafio.
Arregaçámos as mangas e começámos a trabalhar, ao nível da divulgação criou-se um outdoor para as entradas das Igrejas, estivemos presentes na Feira da Luz e organizámos uma sessão informativa para toda a comunidade. Além disso, e dada a importância de chegar junto dos jovens e das catequistas nas respetivas catequeses, iniciámos uma divulgação pelas catequeses e pelas paróquias de algumas freguesias do concelho (Ciborro, S. Geraldo, S. Cristóvão…). Juntámo-nos ainda às atividades diocesanas e nacionais, como a Noite de Oração, apresentação dos Símbolos, 24h de Oração, etc…
O COP da Comunicação criou as nossas redes sociais onde partilhamos todas as atividades organizadas na nossa diocese, este COP ainda se encarrega, das atividades de marketing, decoração, contacto direto com os grupos de jovens. Com todas estas atividades, pretendemos divulgar ao máximo as JMJ em Montemor-o-Novo e todas as atividades que lhes antecedem com o objetivo final de angariar inscrições, voluntários e famílias de acolhimento, de forma a que os peregrinos que a nossa cidade irá receber nos Dias da Diocese sejam acolhidos da melhor forma possível!
O COP Inscrição e Voluntariado, entre as suas variadas responsabilidades, está encarregue pela divulgação da necessidade de Voluntários e Famílias de Acolhimento para operacionalizar os DnD e que ao dia de hoje já conta com 23 famílias, o que nos deixa bastante orgulhosos da nossa comunidade!
Na operacionalização dos Dias na Diocese, contámos com a ajuda do nosso COP de Programação e de Logística. Realizámos vários contactos com diversas associações do nosso concelho a explicar toda a dinâmica com o objetivo de solicitar a colaboração de cada uma delas. Desde logo a nossa paróquia estabeleceu esses contactos com o Município e União de Freguesias. Ambas as entidades se mostraram bastante recetivas à iniciativa DnD. Foram assinados protocolos entre a paróquia e estas entidades como forma de oficializar a sua colaboração neste evento.
Após reunir o feedback das várias entidades a COP de Logística e Programação alinharam-se para a realização do programa e análise das necessidades para cada um dos eventos. Ambos os COPs estão atualmente a trabalhar neste mapa e a preparar ofícios que faremos chegar a várias empresas da nossa cidade, com o objetivo de pedirmos patrocínios que ajudarão a realizar todas as atividades.
Estas atividades dos DnD têm como principal objetivo dar a conhecer aos jovens que chegam, a nossa cultura, a nossa cidade, a nossa igreja, o nosso património e prepararmo-nos todos para viver em pleno a JMJ Lisboa 2023.
Na nossa COP somos unânimes no que diz respeito ao momento mais marcante deste caminho: A Visita dos Símbolos. Foi uma atividade que contou com uma adesão muito grande da nossa comunidade e onde sentimos a união e a força de vontade da nossa diocese em percorrermos juntos este caminho!
O dia em que reunimos com os restantes COP’s na cidade de Évora e nos foi comunicado quantos jovens iríamos receber e de onde vinham, foi também um marco bastante importante para todos. Foi nesse dia, com enorme satisfação que soubemos que iremos receber 150 jovens da zona de Paris e 26 jovens do Chile.
Os jovens do Chile irão pernoitar em famílias de acolhimento, que muito gentilmente abrirão as portas das suas casas para poderem acolher estes jovens no contexto familiar. Será uma experiência bastante enriquecedora para ambas as partes, pois haverá, de certeza, partilha de culturas diferentes embora estejamos todos reunidos na mesma fé.
Quanto aos jovens franceses irão pernoitar nos pavilhões das escolas, gentilmente cedidos pelo nosso município. Os refeitórios escolares estarão também abertos para que sejam fornecidas as refeições.
O nosso legado passa por mostrar o empenho e dedicação à unicidade da importância desta primavera e verão 2023.
Repetindo a tão conhecida frase: “Juntos somos mais fortes” e todos os COP´s em conjunto farão com que este evento seja memorável.
Partilhamos os nossos meios de contacto abaixo:
Email: jmj2023.inscricoes.montemornovo@gmail.com
Instagram: paroquia_montemor
O COP de Mora
O nosso COP é formado por membros do Grupo de Jovens da nossa Paróquia, tendo em conta os talentos de cada um e os cargos que eram pedidos.
Apesar da dificuldade em conciliar horários, tentamos estar sempre presentes nas atividades diocesanas e, até agora, temos participado em quase todas. A atividade mais marcante foi a Via Sacra no dia 24 de fevereiro, na qual meditámos conforme a proposta do COL. Foi uma oportunidade para que vários membros da comunidade cooperassem. Embora todas as atividades e as experiências que vivenciamos exijam muito de nós, voltamos sempre de coração cheio: criamos laços com a comunidade e fortalecemo-nos enquanto grupo.
Com a Jornada Mundial da Juventude quase a chegar, há que ter uma preparação ativa em toda a diocese. Estão programadas várias atividades para os jovens que virão para a nossa paróquia durante os DND. Estas atividades serão realizadas em comunidade com o intuito de lhes mostrarmos um pouco da nossa cultura e os vários pontos turísticos disponíveis na nossa região. Durante essa semana, algumas atividades estarão integradas no programa do mês da juventude.
Quanto ao processo de inscrições, todos os membros da comunidade que quiserem participar na JMJ dirigem-se ao pároco para que se faça a inscrição simultânea de todo o grupo.
Achamos que o pós JMJ 2023 vai ser mais tranquilizante, pois o stress de toda a preparação vai passar. Não vai haver grandes mudanças a nível mundial, como se este evento fosse algo milagroso que vai acontecer em Lisboa, mas de certeza irá fortalecer a nossa fé, a nossa união e conhecimento cultural.
No geral, este processo que tem sido contínuo e interior, vai mudar-nos a todos interiormente. Todas as experiências até agora vividas já nos têm unido enquanto grupo e ajudado na preparação desta grande caminhada que irá culminar em Lisboa.
Para saber mais sobre nós e acompanhar esta nossa caminhada, siga-nos nas nossas redes sociais:
Facebook: Grupo de Jovens da Paróquia de Nossa Sra. Da Graça
Instagram: @grupodejovensdemora
O COP de Montargil
“Caros jovens, só Jesus conhece o vosso coração e os vossos anseios mais profundos. Só Ele, que vos amou até à morte (cf. Jo 13,1) é capaz de saciar as vossas aspirações. As suas palavras são de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém, senão Jesus, poderá dar-vos a verdadeira felicidade.” (São João Paulo II)
Foi São João Paulo II que em 1984, durante o seu pontificado, criou a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), com o sonho de encontrar-se com os jovens de todo o mundo.
E é seguindo esse sonho que os nossos jovens se encontram na preparação para a JMJ Lisboa 23, sendo esta, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da igreja universal e um momento forte de envangelização do mundo juvenil.
O Comité de Organização Paroquial (COP) de Montargil (Stº Ildefonso) e Foros de Arrão (Sta Maria), é constituído por um grupo de pessoas com diferentes missões nas nossas comunidades paroquiais, que aceitaram, apressadamente, o desafio lançado pelo nosso Pároco João Luís Silva.
O COP tem procurado participar nas várias atividades propostas. Fora da área geográfica das nossas paróquias, destacamos o dia 21 de janeiro em Évora, em que tivemos a oportunidade de conhecer a sede do COD, participar num almoço partilhado, e ainda saber quais os peregrinos que iremos receber.
Nas nossas paróquias temos tentado realizar todas as atividades propostas, nomeadamente a peregrinação da cruz da JMJ, a realização da Via Sacra e o 23 por mês.
Esta última decorreu no passado dia 23 de novembro com o tema “Adoração Eucarística com São João Paulo II”, sendo um momento marcado por muita emoção onde jovens de todas as idades, destas e de outras paróquias, se juntaram em oração, diante da Senhora do Coração Orante.
Temos também realizado atividades de angariação de fundos, mais especificamente a participação em mercados de Natal.
De um modo geral os jovens têm aderido bem a estas atividades, apesar de não termos um número muito elevado de jovens na nossa comunidade, sendo este número reduzido um desafio que se tem colocado, mas com fé, entreajuda e força de vontade, temos conseguido dar o nosso contributo e viver estes momentos tão importantes em comunidade.
Relativamente às inscrições, realizámos reuniões informativas de apresentação da Jornada Mundial da Juventude e iremos agora iniciar a fase das inscrições, sendo as catequistas o nosso meio privilegiado para tal.
Têm sido feitos esforços no sentido de preparar toda a logística necessária para os dias da diocese. Uma vez que as nossas paróquias não têm muita população, foi uma opção ponderada não termos famílias de acolhimento, em vez disso o grupo que vamos receber irá ficar alojado num espaço público.
Terminamos com a convicção que seguimos juntos e felizes por podermos dar o nosso contributo nesta caminhada por um mundo mais justo e solidário.
O COP de Vila Viçosa
A constituição do COP teve origem num grupo de cristãos de ambas as paróquias de Vila Viçosa (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Paróquia de São Bartolomeu) que, desde muito cedo, quis iniciar o processo a fim de garantir a participação do maior número de adolescentes e jovens na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ). Tivemos, também, como objetivo inicial, mobilizar as comunidades paroquiais para acolher os jovens estrangeiros nos dias na diocese (DnD) e para participarem nas atividades desenvolvidas ao longo do percurso de preparação para a JMJ.
Esse grupo convidou outros cristãos para uma primeira reunião, no dia 8 de junho de 2022. Nem todos responderam ao convite de forma afirmativa, mas, apesar disso, os que nos juntámos, conseguimos ter elementos para todas as equipas propostas pelo Comité Organizador Local, a nível nacional (COL) e Comité Organizador Diocesano (COD): programação geral, logística, comunicação e inscrições. Assim, o nosso COP é constituído por 25 elementos. Trabalhamos juntos para conhecer e interiorizar toda a dinâmica que envolve uma JM, incluindo os DnD. Os responsáveis de cada equipa reúnem com frequência e participamos com compromisso e responsabilidade nas reuniões que a COD Évora convoca.
A experiência tem sido de entusiasmo e sentido de missão no caminho em direção aos DnD e à JMJ. Os principais desafios são o compromisso dos jovens e, na verdade, também de alguns elementos adultos da comunidade.
Tendo em conta estes desafios, nem sempre é fácil realizar atividades e/ou participar nas que nos são propostas. Apesar disso, o nosso caminho rumo à JMJ, tem sido significativo e continua a ser marcante, destacando-se:
- em termos locais:
– recebemos os símbolos a 7 de janeiro de 2022 (Foto 1 e Foto 2) mobilizando os jovens que faziam o percurso Say Yes (Projeto de Catequese com adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022)
– a 15 de outubro de 2022 promovemos uma atividade inserida na preparação da JMJ e no 40º aniversário do Agrupamento 639 do CNE. Foi bastante participada pelos adolescentes e jovens locais, mas, infelizmente, não teve a adesão desejada por parte de adolescentes e jovens convidados de paróquias e agrupamentos. A atividade culminou com um concerto da Banda da Paróquia, grupo autor do hino da JMJ; (Foto 3)
– no dia 7 de dezembro de 2022, recebemos a réplica dos símbolos da JMJ. Preparámos e realizámos uma vigília de oração, tendo como base a biografia de um dos patronos da JMJ: João Paulo II.
– no dia 8 de dezembro de 2022, estivemos presentes na Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, durante a qual o Sr. Arcebispo, nomeou o Santuário de Nossa Senhora de Vila Viçosa como Santuário JMJ. É uma alegria imensa para nós ter um espaço tão especial. (Foto 4)
– no dia 21 de dezembro de 2022 recebemos as réplicas dos símbolos da JMJ e realizámos um momento de oração sobre os reis magos, o que nos ajudou a preparar o Natal do Senhor. (Foto 5)
– preparámos e realizámos a Vigília JMJ – 24 horas de oração, no dia 21 de janeiro de 2023, e a Via Sacra JMJ, no dia 24 de fevereiro de 2023 (Foto 6 e Foto 7), ambas propostas pelo COL a nível nacional.
- em termos diocesanos:
– participámos no Dia Diocesano da Juventude em Coruche, com 25 adolescentes e jovens. Foi uma atividade bastante marcante visto que o programa foi semelhante ao de um dia de JMJ. Isso permitiu que os jovens participantes tivessem um primeiro contacto mais concreto com a dinâmicas dos dias que irão viver em Lisboa na semana da JMJ.
No próximo dia 24 de março, às 19h na Igreja da Misericórdia, vamos unir-nos ao Lausperene diocesano com um momento preparado pelo grupo que irá participar na JMJ. Pretendemos, também, participar no próximo dia 25 de março, na Vigília JMJ em Beja.
Paralelamente a estas atividades, tem-se realizado outras iniciativas, essencialmente, ligadas a angariação de fundos, tendo em conta que algumas famílias dos adolescentes e jovens participantes inscritos manifestaram pouca disponibilidade económica e não queremos que nenhum jovem deixe de participar devido a esta questão.
Com este objetivo, esperamos realizar uma noite de fados, dia 6 de maio, e as famílias têm feito bolinhos para venda no final das eucaristias dominicais. Rifas e outras iniciativas surgirão até lá. As comunidades paroquiais têm contribuído de forma muito satisfatória.
Na verdade, as comunidades paroquiais manifestaram, desde cedo, disponibilidade para acolher jovens estrangeiros nos DnD como famílias de acolhimento. Temos 46 lugares para os jovens junto de famílias que acolheram o desafio.
A preparação para os DnD continua com muito cuidado na elaboração do programa, tentando garantir todos os recursos necessários para o sucesso desses dias. A parceria com a Câmara Municipal de Vila Viçosa tem sido muito boa e fundamental para que possamos receber cerca de 300 elementos de grupos estrangeiros nos DnD. Já iniciámos contacto com um dos grupos que nos foi confiado e as expetativas são grandes. Estamos, igualmente, a sensibilizar os adolescentes e jovens locais para a participação nestes dias. Relativamente a voluntários, ainda não temos… mas teremos, com certeza!
Para a semana da JMJ, temos já um grupo inscrito com mais de 40 elementos e acreditamos que este número poderá aumentar. Neste grupo, temos alguns adolescentes e jovens do concelho vizinho do Alandroal, que se juntaram a nós. Estamos, ainda, a preparar um grupo para a participação apenas do fim de semana.
Continuamos a divulgar as nossas iniciativas com o apoio das rádios locais, através da página de Facebook da www.facebook.com/CatequeseVilaVicosa. Contactem-nos através de jmj2023vilavicosa@gmail.com.
Equipa de Comunicação do COP Vila Viçosa
Atividade DPJÉvora: Vigília JMJ
A equipa do Departamento da Pastoral Juvenil/COD da Arquidiocese de Évora está a preparar juntamente com o Comité Organizador Diocesano (COD) de Beja e do Algarve, mais um momento de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023, intitulado de Vigília JMJ.
Esta atividade foi proposta pelo Comité Organizador Local (COL) e tem como proposta a vivência do espírito das JMJ deste ano, estando presentes os valores essenciais: festa, comunhão, oração, partilha, entre outros.
Este evento acontecerá no próximo dia 25 de março de 2023, na cidade de Beja. Este terá início pelas 16h, no Seminário Diocesano de Beja. De seguida, os jovens farão um peddy paper em que o tema principal será as Jornadas Mundiais da Juventude, nomeadamente a sua preparação, o programa da JMJ e os frutos que este evento poderá trazer.
Até à Vigília que irá começar pelas 21h na Sé Catedral de Beja, haverá tempo para os jovens deixarem a sua marca num mural e, de seguida, um jantar partilhado no Seminário Diocesano. O momento alto será mesmo a Vigília, no qual iremos rezar pelo maior evento deste ano em Lisboa, que acontecerá de 1 a 6 de Agosto.
Este será um momento que nos dará um “cheirinho” a JMJ, pois irá reunir jovens das 3 dioceses, que acreditamos ser um acontecimento único.
Website DPJÉvora
O Website do Departamento da Pastoral Juvenil de Évora já foi lançado! É possível aceder ao site através do seguinte endereço: www.dpjevora.pt. Neste momento contém todas as informações sobre o nosso departamento tais como: Novidades sobre as JMJ, Atividades pastorais onde é possível aceder a um calendário com as futuras atividades, a Equipa do COD, algumas informações dos COP’s, como nos podem contactar e por último uma secção dedicada exclusivamente às JMJ2023. Aqui pode-se encontrar todas as informações relacionadas com a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa e em particular as atividades a acontecer na nossa Arquidiocese relativas a este tema.
Visita-o para ficares a par de tudo o que está a acontecer no nosso Departamento!
Atividade DPJÉvora: Peregrinação da Réplica da Cruz
Em Janeiro de 2021 a Diocese de Évora recebeu os símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani que irão estar, em Agosto, em Lisboa. Na altura da visita dos símbolos à nossa Diocese, nem todas as paróquias tiveram a oportunidade de os receber.
De forma a relembrar a passagem dos símbolos e, continuar a marcar o caminho até agosto, algumas Dioceses já receberam a réplica da Cruz da JMJ com o intuito de acompanharem os jovens de forma a continuar a construir o caminho de peregrinação nesta missão, convidando-os a seguir os passos do Senhor.
O percurso na nossa Diocese iniciou-se em Évora, a cinco de Outubro e, no mesmo dia, seguiu para o Torrão. Já percorreu vinte e oito das cinquentas paróquias que a vão receber.
Ao longo deste percurso temos recebido um bom feedback da sua passagem, como algumas fotografias podem demonstrar. A maior preocupação dos párocos é, por vezes, a falta de jovens em determinado momento, uma vez que muitos deles estão em atividades letivas.
Os momentos de oração e a visita a instituições, menos restringidas pela pandemia pela qual passámos são, sem dúvida, de grande emoção.
Que esta réplica da Cruz que estará em peregrinação até ao início de Julho, seja um novo entusiasmo nos nossos jovens rumo à JMJ.
Via Sacra JMJ
O Comité Organizador Local (COL) desafiou as Dioceses portuguesas a unirem-se em Via-Sacra, como forma de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. O objetivo era que todas as Dioceses vivessem este momento com os seus jovens, já a pensar na Via-Sacra de agosto de 2023, com o Papa, e como forma de preparação para a Páscoa.
As várias Dioceses responderam ao desafio lançado pelo COL, tendo organizado a Via-Sacra junto da sua comunidade, no passado dia 24 de fevereiro.
Na Arquidiocese de Évora foram várias as Paróquias que dinamizaram esta iniciativa, o que resultou num momento bonito de oração, partilha e comunidade.
O “23pormes” realizou-se em Samora Correia
No passado dia 23 do corrente mês, realizou-se o “23pormes” em Samora Correia, dinamizado pelo COP da paróquia, juntamente com o grupo de jovens.
A comunidade juntou-se aos jovens para um serão de oração, nessa noite. Reservou-se um momento para apresentação de curiosidades de algumas jornadas e seguidamente houve outro momento com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Podemos concluir, com base na experiência vivida e vivenciada, que este “23pormes” foi uma ótima forma de celebrar o primeiro ano de existência do grupo e um maior engajamento, cada vez mais crescente, dos membros do grupo no decorrer dos dias. Este “23pormes”, para além dos outros aspectos marcantes, podemos dizer que foi também importante para a caminhada da comunidade em direção à JMJ.
Dias nas Dioceses
Dias nas Dioceses (DnD) é um encontro que antecede a semana da JMJ Lisboa 2023 e consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país. Os DnD são como um caminho de preparação para os peregrinos e a comunidade anfitriã para a vivência dos dias da Jornada.
Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da Jornada, em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas, de modo a poderem fazer uma verdadeira experiência de Igreja, evangelização e missão.
Várias são as Paróquias da nossa Arquidiocese que constituíram um Comité Organizador Paroquial (COP), com o objetivo de preparar o acolhimento de jovens de todo o Mundo, entre 26 a 31 de julho.
Durante as próximas semanas vamos conhecer o testemunho dos jovens que, nas suas comunidades, fazem este caminho de preparação.
CORUCHE JÁ PARTIU APRESSADAMENTE!
– Como foi o processo de formação do COP?
Como foi o processo? Bem… Tudo surgiu numa reunião noturna, a pedido do Sr. Cónego Elias Martins, nessa reunião foram expostos os desafios que se avizinhavam, após a exposição foi momento de selecionar voluntários.
Dos contactos feitos, ninguém virou a cara à luta e cá estamos, 4 jovens, todos a trabalhar, mas com uma fé imensa que conseguimos ajudar a nossa paróquia e os nossos jovens a acolher estas jornadas.
– O COP tem vindo a participar nas atividades nacionais e diocesanas?
O COP de Coruche tem participado em todas as atividades nacionais e diocesanas que tem possibilidade, a principal foi o Dia Diocesano da Juventude, que decorreu no dia 19 de novembro de 2022.
– Os jovens têm aderido a estas atividades?
A adesão dos jovens nestas atividades tem sido bastante boa, demonstram muito interesse em participar e em fazer esta caminhada de preparação para a JMJ Lisboa 2023, que decorrerá em menos de seis meses.
– Como tem sido a preparação dos Dias na Diocese (DnD)?
No que toca aos Dias na Diocese, temos notado uma grande curiosidade dos nossos jovens em participar. Estamos apenas
à espera do fecho do protocolo, para iniciar essas inscrições
para que a formação de equipas de trabalho seja mais organizada.
– A Paróquia já recebeu inscrições para a semana da JMJ?
As inscrições têm estado a ser feitas desde dezembro de 2022. Foi promovida uma reunião de esclarecimento de dúvidas e já temos alguns inscritos, tanto jovens, como adultos que querem viver a sua fé e vários voluntários.
– A comunidade está recetiva a ter Famílias de Acolhimento?
Relativamente às famílias de acolhimento, também tem havido adesão por parte da comunidade paroquial de Coruche e arredores.
JMJ 2023 – O COD de Évora
O COD (Comité Organizador Diocesano) de Évora é a estrutura que faz a ligação entre o COL (Comité Organizador Local) e a Diocese de Évora, que se encontra organizada em COPs (Comités Organizadores Paroquiais). Tem como missão garantir que a informação sobre a JMJ Lisboa 2023 chega a todos os jovens, fomentando a sua participação quer na JMJ, quer nos DND (Dias na Diocese). O COD é formado por um grupo de jovens, muito dinâmico, com funções nas áreas da programação, secretariado, logística, atividades pastorais, inscrições, conteúdo digital, voluntariado, redes sociais, espiritualidade, finanças e parcerias. É coordenado pelo P.e Fernando Lopes e P.e Tiago Carlos e por Nuno Camelo.
Foi sobre o COD e a preparação da JMJ que estivemos à conversa com o P.e Tiago Carlos:
Recentemente, foi disponibilizado um espaço para sede do COD, junto à Igreja de S. Francisco, em Évora. Qual a finalidade deste espaço e quem o pode utilizar?
A sede do COD surgiu para que houvesse um espaço físico de reunião, convívio e trabalho para a organização e promoção da JMJ em Évora. Lá já realizámos o encontro COD e COPs e temos vindo a realizar algumas visitas e várias reuniões de preparação para a JMJ 2023. Todos estão convidados a ir lá e a estar, pois a sede do COD pretende ser uma casa aberta a todos.
De tudo o que tem vivido ao longo da preparação da JMJ 2023, o que mais o tem motivado?
A preparação para a JMJ 2023 tem trazido muitos desafios que nos têm estimulado a repensar a nossa forma de motivar os jovens a participar mais ativamente na vida da Igreja. Aquilo que mais nos tem motivado é sobretudo o facto de a JMJ ser um acontecimento único e ainda mais sendo em Portugal. Mesmo aos jovens, pensamos que seja isso mesmo o motivo que causa o seu interesse em participar. Apesar de haver bastantes dificuldades, é sempre estimulante trabalharmos para a organização a nível diocesano deste evento, que pretende ser mais do que isso: pretende ser sobretudo um encontro em que tantos jovens de diversas proveniências partilham e celebram a fé.
Pode partilhar connosco um momento de grande alegria que tenha experimentado por fazer parte da preparação deste grande acontecimento para o nosso país?
Pensamos que de todo o caminho realizado de preparação para a JMJ o ponto auge e ao mesmo tempo o grande ponto motivador, tenha sido a visita dos Símbolos da JMJ à nossa Arquidiocese, no mês de janeiro de 2022. Para nós, foi algo de extraordinário a forma como as paróquias se mobilizaram para receber os símbolos. Foi, de facto, uma grande alegria e esperança! Houve paróquias em que pensávamos que não tinham jovens ou não tinham tantos recursos que nos surpreenderam pela positiva: ruas decoradas, caminhadas com os símbolos, visitas a escolas, etc… Esta visita foi importante para nós percebermos que temos tantos jovens desejosos de ir à JMJ, e até aqueles que não estavam muito convencidos acabaram por se convencer.
Por fim, pedimos-lhe uma mensagem para os jovens que ainda estão indecisos em participar na JMJ Lisboa.
Confesso que nunca participei em nenhuma JMJ pelo facto de estar indeciso em participar e porque achava que tinha mais coisas interessantes para fazer. Contudo, hoje arrependo-me porque nunca pude partilhar as experiências que os meus amigos que foram me contaram… Portanto, não deixem que isto vos aconteça. A JMJ é sem dúvida uma grande experiência que continua a marcar tanta gente. Independentemente, daquilo que muitas vezes ouvimos de outros, é necessário participar na primeira pessoa, ainda que com indecisões e achando que há coisas mais interessantes para fazer no verão. Se queres uma experiência única na tua vida, é este o momento que estavas à espera!
Papa dirige-se às famílias de acolhimento
No passado dia 25 de janeiro, o Papa Francisco dirigiu-se às famílias que irão acolher jovens de todo o mundo na JMJ de 2023. Na mensagem, o Papa elogiou as famílias que se disponibilizam a receber jovens, referindo o seu coração grande para servir, mas, sobretudo, para se abrir a outros jovens, outra cultura, outra forma de ver a vida. Relembrou que os jovens irão desinstalar as famílias, com trabalhos e incómodos, mas irão também deixar sementes de outras culturas, de outras formas de viver a vida, irão universalizar a vida dos lares de quem acolhe. A mensagem do Papa Francisco termina com um sentido agradecimento pela generosidade demonstrada pelas famílias que se dispõem a acolher jovens nas suas casas e pede oração por ele.
Inscrições – atualização
Foi com alegria e esperança que o Bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, divulgou esta semana que já se encontram inscritos 10 mil voluntários e que mais de 400 mil jovens do mundo inteiro já manifestaram interesse em participar na JMJ Lisboa 2023. Recordou que a JMJ é para todos os jovens e religiões (ou sem religião), tendo sido preparados eventos sobre diálogo religioso.
24 de fevereiro 2023 – Via Sacra
O COL (comité organizador local – Lisboa) lançou o desafio a todas as dioceses para que no dia 24 de fevereiro todos os COP (comité organizador paroquial) e todos os Movimentos do país rezem em conjunto a Via Sacra. É uma forma de, em união, todos percorrerem os passos da paixão e morte de Jesus Cristo. A dinâmica proposta pelo COL prevê a criação de quadros vivos, dramatizados por jovens das dioceses, de modo a que as descrições bíblicas sejam representadas com o maior realismo possível.
Juntos por uma JMJ mais sustentável!
A fim de acolher todos os peregrinos que chegam ao nosso país, foi criada uma call, uma organização específica com vários pontos de atuação.
Na área da sustentabilidade e cuidados sociais estão a ser preparadas várias ações com a ajuda de vários parceiros.
Foi realizada, entre os dias 20 e 23 de outubro de 2022, a Corrida da Jornada Mundial da Juventude “World Youth Day Global Race” (WYD), em que os participantes puderam escolher a distância que pretendiam percorrer, entre 2, 5, ou 10km. O propósito desta iniciativa é ajudar a JMJ 2023 a compensar a sua pegada carbónica. O dinheiro angariado com as inscrições será canalizado para a plantação de árvores. A Sociedade Ponto Verde associou-se assim a esta iniciativa e contribuiu com o envio de kits de plogging, que contêm sacos para separação dos resíduos, para cada Comité Organizador Diocesano.
Foi ainda publicada uma Carta Compromisso pelo COL juntamente com vários parceiros, onde se comprometem a “fazer da sustentabilidade um objetivo central da organização da JMJ 2023”.
Na sequência deste compromisso está a ser finalizado o Guião da Sustentabilidade JMJ Lisboa 2023 e estão a ser planeadas uma série de ações que começam já hoje a promover a sustentabilidade ambiental das JMJ em Lisboa.
Entre as diversas ações que já estão a decorrer, destacam-se:
• Os ecodiagnósticos das sedes em cada diocese, para avaliar como são utilizados os recursos;
• Os compositores instalados nos Comités de Organização Paroquial da cidade de Lisboa;
• A preparação do sistema que vai permitir fazer o cálculo da pegada ambiental gerada.
Tal como o Santo Padre nos diz «tudo está ligado. A preocupação com o Ambiente deve, assim, ser associada a um amor sincero pelos nossos semelhantes e a um compromisso inabalável de resolver os problemas da sociedade», vamos então juntos construir a Jornada Mundial da Juventude mais sustentável de sempre!
A Jornada Mundial da Juventude é para Ti!
Dentro de 200 dias o Papa Francisco virá até Lisboa para se encontrar com os jovens de todo o mundo. A JMJ está à porta, prepara-te e vem fazer parte! É Jesus quem te chama a estar presente.
Uma maneira diferente, mas igualmente bonita, será a tua participação enquanto VOLUNTÁRIO.
Um voluntário é alguém consciente de ter uma missão. Existe algo por quem vale a pena oferecer-se. É essa oferta, livre e generosa, que dá ao voluntário a alegria e a consolação de saber que faz a sua parte neste mundo do qual todos somos responsáveis.
Num evento como a JMJ, a presença dos voluntários é uma mais valia, onde alguns poderão ter uma missão muito visível e em lugares de destaque, e outros um papel mais discreto, isto é, nos bastidores. Mas em conjunto, todas essas missões são igualmente importantes e necessárias para o êxito da JMJ.
Felizmente, na JMJ há voluntários de todo o Mundo. Apesar disso, nestes encontros grande parte dos voluntários têm sido do país anfitrião e, por esta razão, a disponibilidade e ajuda de todos é sempre bem vinda.
Em Portugal, existem três grandes grupos de voluntários na JMJ Lisboa 2023:
Os Voluntários dos Comités Organizadores Paroquiais, responsáveis por colaborar no acolhimento dos jovens peregrinos, nos Dias na Diocese. Estes voluntários são chamados a apoiar a Paróquia nas áreas de:
- Logística;
- Programação Geral;
- Inscrições;
- Comunicação.
Estes voluntários poderão inscrever-se junto dos responsáveis dos seus COPs.
Os Voluntários Centrais (>18 anos) são aqueles que colaboram nas tarefas e actividades relacionadas com os eventos centrais da Jornada Mundial da Juventude:
- Os encontros com o Papa;
- O Festival da Juventude;
- Os eventos de abertura;
- A Cidade da Alegria;
- Os pontos de informação na cidade, etc.
A inscrição como voluntário central é feita através da plataforma de inscrições oficiais.
Os Voluntários Paroquiais (>15 anos), são aqueles cujo plano de ação está ligado aos eventos e necessidades que vão existir nas paróquias que acolhem a JMJ. Durante a próxima JMJ, as Dioceses oficiais de acolhimento de peregrinos são Lisboa, Santarém e Setúbal.
É nas paróquias destas Dioceses que estarão presentes a equipa de voluntários paroquiais que deverão colaborar na organização dos alojamentos, no atendimento de peregrinos, na organização de celebrações e eventos, etc. As inscrições são feitas através das respectivas paróquias.
Para além desta macro divisão de tarefas, existe outra organização em equipas, com vista a facilitar a gestão do trabalho voluntário, em que todos farão parte de uma equipa (composta entre 10 a 20 pessoas) e com tarefas previamente definidas. Um dos membros da equipa será o coordenador e a ponte com a organização – Chefes de Equipa.
Os voluntários (cerca de dois mil), estão a ser selecionados num processo que teve o seu início no ano que terminou (2022), uma vez que precisarão de maior disponibilidade para a sua formação.
Os Chefes de Equipa são inscritos através de uma entidade que os identifica e refere (entidade eclesiástica ou não eclesiástica).
Os voluntários de curta duração, que serão a grande maioria dos voluntários da JMJ, deverão estar disponíveis entre 23 de julho e 7 de agosto de 2023, para desempenho das suas funções. Poderão inscrever-se na plataforma de inscrições dos voluntários centrais.
Poderás encontrar mais informação sobre os pacotes de inscrições e as modalidades de voluntários disponíveis junto de um responsável da tua paróquia ou em lisboa2023.org.
A JMJ precisa de ti, inscreve-te como voluntário!
Inscrições
No dia 23 de outubro de 2022, o Papa Francisco inscreveu-se, em direto, na JMJ Lisboa 2023, no decorrer da recitação do Angelus na Praça São Pedro no Vaticano, em Roma. Nesse dia, apelou à inscrição de todos os jovens, proferindo as seguintes palavras: “Caros jovens, convido-vos a inscreverem-se neste encontro, no qual, depois de um longo período de isolamento social, voltamos a ter a alegria do abraço fraterno entre todos os povos e todas as gerações, do qual tanto tínhamos tantas saudades.”
A JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam.
A participação dos peregrinos na JMJ é gratuita, o que significa que cada pessoa pode participar livremente nos eventos centrais (Missa de Abertura, Acolhimento do Papa, Via Sacra, Vigília com o Santo Padre e Missa Final). Para peregrinos não inscritos, estarão disponíveis setores específicos. No entanto, por razões logísticas e de segurança, e também para ajudar a cobrir os custos organizativos, todos os interessados são convidados a inscreverem-se na JMJ e a pagar a contribuição de participação. São ainda convidados a contribuir voluntariamente para o Fundo de Solidariedade, num gesto de solidariedade para com muitos outros jovens com menos possibilidades que desejam participar na JMJ. À semelhança do que acontece em todas as Jornadas, o Comité Organizador Local (COL) organiza e disponibiliza opções de pacotes para que os peregrinos se possam inscrever e aceder a um conjunto de serviços, como alojamento, alimentação, transporte, segurança e o kit do peregrino.
Quem se pretenda inscrever como peregrino, voluntário, para o Festival da Juventude, para a Feira das Vocações, ou como bispo, poderá fazê-lo a partir da plataforma de inscrições oficial, no link https://register.wyd-reg.org/Welcome/?lang=pt .
As inscrições efetuadas até 15 de março usufruem de um desconto de 5%. Na página https://lisboa2023.org/pt/participar/pacotes-peregrino tem acesso a todos os pacotes disponíveis.
Ainda vais a tempo, mas… há pressa no ar!
Este é o Ano!
As Jornadas Mundiais da Juventude têm como objetivo principal promover a fé católica. É esta fé vivida pelos jovens durante esta semana que faz com que tudo o resto aconteça. Que amizades em Cristo se concretizam, que nasça uma união e fraternidade entre todos os povos e nações de todo o mundo.
É uma oportunidade única para fortalecer a relação com Deus que por vezes pode parecer mais frágil em alguns momentos da vida.
Sendo Lisboa o local escolhido para acolher este grande evento neste ano que agora começa, um dos grandes objetivos como comunidade que acolhe, é proporcionar uma experiência de Igreja Universal durante esta semana. E, sem dúvida, garantir que todos os peregrinos se sintam bem, seguros e que sempre que precisarem de ajuda possam-no fazer junto de um voluntário.
Feira de Montargil
Nos dias 16, 17, 18 e 22 de dezembro 2022, os jovens da Paróquia de Montargil dinamizaram um stand no Mercado de Natal desta vila, com os objetivos de divulgar a JMJ e de angariar fundos para que todos possam participar neste encontro.
Mensagem do Papa para a JMJ Lisboa 2023
Em março deste ano, o Papa Francisco dirigiu uma mensagem específica aos jovens portugueses, exortando-os a superarem juntos as crises e a serem criativos, para que o evento da JMJ 2023 seja um encontro fecundo e com vida, de onde todos saiam melhores, animados e com força.
Leia a mensagem de Sua Santidade:
“Queridos jovens, bom dia!
Estou a olhar para agosto de 2023! A um ano e alguns meses…
Estou a olhar para Portugal, estou a olhar para Lisboa, estou a olhar para Fátima, estou a olhar para o encontro de todos vocês…
E vocês, em Portugal e nos vários países, estão a trabalhar como voluntários e a olhar no mesmo sentido.
E não é fácil! Não é fácil porque andamos de crise em crise.
Saímos de uma crise pandémica, entramos numa crise económica e agora estamos na crise da guerra, que é um dos piores males que pode acontecer!
No meio de todas estas crises, vocês têm de preparar e ajudar para que o evento de agosto de 2023 seja um evento jovem, um evento fresco, um evento com vida, um evento com força, um evento criativo.
Não vivam dos rendimentos, do que se fez nos outros encontros. Vocês têm de criar o encontro. Se vocês não forem criativos, se vocês não forem poetas, este encontro não vai resultar, não vai ser original, vai ser uma fotocópia de outros encontros. E como dizia o jovem beato italiano: cada um de nós tem de ser original, não uma fotocópia. E o encontro tem de ser original, com o contributo de todos. Vocês têm de o criar. Animem-se e sigam em frente!
As crises superam-se juntos, não sós. E as crises põem-nos à prova para sairmos melhores. Iguais não se sai das crises: saímos melhores ou piores. E o desafio que se coloca hoje é para sairmos melhores! E o melhor de vocês é serem criativos: vocês são criativos, poetas! Façam essa poesia da criatividade a olhar para agosto de 2023.
Acompanho-os desde aqui! Rezo por vocês e vocês façam-no por mim. E rezo por todos os jovens que vão participar, seja pessoalmente, seja por meios telemáticos.
Rezo para que este encontro seja um encontro fecundo. Que cada um de nós saia melhor do que chegou. Peço-lhes, por favor, que rezem por mim, porque eu também preciso que me sustentem com a oração.
Que Jesus os abençoe e a Virgem cuide de vocês!
Até agosto!!”
JMJ23: Testemunho das Paróquias que irão receber peregrinos
As Paróquias que queiram receber jovens peregrinos durante os Dias na Diocese são desafiados a formar um Comité Organizador Paroquial (COP).
São várias as Paróquias da nossa Arquidiocese que têm respondido a este desafio, como por exemplo a Paróquia de Vila Viçosa que que nos fala um pouco sobre o que está a acontecer nesta Paróquia e toda a sua organização:
“O COP de Vila Viçosa é constituído por cerca de 20 pessoas.
Desde junho de 2022 que trabalhamos juntos para conhecer e interiorizar toda a dinâmica que envolve uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ), incluindo os Dias na Diocese (DnD). Nós, responsáveis de cada equipa, reunimos com frequência e participamos com compromisso e responsabilidade nas reuniões que o COD Évora convoca. Embora tenhamos pessoas definidas para cada uma das quatro equipas, todos articulamos informação e trabalho.
Iniciámos a nossa missão procurando famílias de acolhimento. Muitos de nós somos famílias de acolhimento e queremos aumentar o número dos já inscritos. Preparamos e participamos em atividade locais. E caminhamos na divulgação e participação dos Dias na Diocese e na JMJ23. Contactem-nos através de: jmj2023vilavicosa@gmail.com.
Sigam-nos em: https://www.facebook.com/CatequeseVilaVicosa”
Atividade DPJÉvora: Instituição do Santuário de Nossa Senhora da Conceição como Igreja JMJ
No passado dia 8 de Dezembro, no Santuário de Nª Srª da Conceição em Vila Viçosa, foi entronizada a Réplica da Cruz das JMJ durante a Solenidade da Imaculada Conceição, pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
De seguida, o Santuário foi declarado, por D. Francisco José, como Santuário JMJ (na foto ao lado).
O caminho de preparação em direção às Jornadas – tempo de oração, trabalho e celebração
INSCRIÇÕES
Já estão disponíveis todas as informações dos pacotes de inscrição para as JMJ 2023! Existem 3 modalidades com vários pacotes, de acordo com a duração da sua estadia em Lisboa.
A participação dos peregrinos na JMJ é gratuita, o que significa que cada pessoa pode participar livremente nos eventos centrais (Missa de Abertura, Acolhimento do Papa, Via Sacra, Vigília com o Santo Padre e Missa Final). Para peregrinos não inscritos, estarão disponíveis setores específicos. No entanto, por razões logísticas e de segurança, e também para ajudar a cobrir os custos organizativos, todos os interessados são convidados a inscrever-se na JMJ e a pagar a contribuição de participação. São ainda convidados a contribuir voluntariamente para o Fundo de Solidariedade, num gesto de solidariedade para com muitos outros jovens com menos possibilidades que desejam participar na JMJ.
Sessões de esclarecimento
Com o intuito de tirar as dúvidas sobre o processo das inscrições, o departamento da pastoral juvenil dinamizou ao longo do mês de novembro, 3 sessões de esclarecimento via on-line.
Estas sessões são direcionadas para todos os jovens da Arquidiocese, responsáveis de grupos de jovens e/ou Movimentos.
23PORMÊS – Novembro de 2022
Tivemos a graça de contar com o testemunho de uma jovem do Cop-Montargil, sobre a participação na atividade do 23pormês.
– “No passado dia 23 de novembro decorreu o 23 por mês, organizado pelas Paróquias de Montargil e Foros de Arrão, com o tema “Adoração Eucarística com São João Paulo II”.
Foi São João Paulo II que em 1984, durante o seu pontificado, criou a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), com o sonho de encontrar-se com jovens de todo o mundo.
É seguindo esse sonho que os nossos jovens se encontram na preparação para a JMJ Lisboa 23, sendo este um momento muito importante nesta caminhada.
Neste sentido, o 23 por mês foi um momento marcado por muita emoção onde jovens de todas as idades, destas e de outras paróquias, se juntaram em oração, diante da Senhora do Coração Orante.
Para mim, as palavras da noite foram amor e partilha . Sinto-me muito grata por ter participado nesta cerimónia tão bonita, e ter tido mais esta oportunidade de expressar a minha fé em comunidade”.
Ana Catarina Rosa- COP de Montargil e Foros de Arrão
Feiras municipais
Testemunho da participação do COP-Borba na festa do vinho e da vinha
No decorrer da Festa do Vinho e da Vinha foi proposto aos jovens da paróquia de Borba a realização de uma atividade de promoção da JMJ.
Durante os cinco dias de festa realizamos atividades de convívio que tinham como objetivo dar a conhecer a paróquia e as atividades desempenhadas.
Em forma de complemento tivemos a oportunidade de angariar fundos para a deslocação no ano de 2023 para a jornada mundial da juventude através da venda de bolos e bebidas caseiras.
Através de pequenos concertos, organizados pelos jovens da paróquia, foi-nos possível alegrar o dia daqueles que por ali passavam.
Crianças, adultos e idosos visitaram os jovens da Paróquia e transmitiram-nos que aqueles momentos que passavam connosco eram bastante valorizados.
No nosso espaço da JMJ tínhamos diversos produtos relacionados com a mesma, como sweatshirts, t-shirts, terços, entre outros.
Foi uma atividade bastante enriquecedora esta que permitiu desenvolver algumas competências, nomeadamente a comunicação e a nossa relação com as pessoas e com Deus.
De forma global foi uma atividade bastante positiva e ficaria bastante feliz em repetir a mesma.
Testemunho da participação do COP Vendas Novas na mostra de sopas
No passado dia 12 de novembro, estivemos na mostra de sopas em Vendas Novas, onde com a nossa banquinha de bolos estivemos a distribuir um pouquinho de doçura e, arriscaria dizer, um pouco de amor aos que por nós passavam.
Coordenar e motivar um grupo de jovens grande e heterogêneo não é tarefa fácil de todo, mas é algo que a COP de Vendas Novas tem tentado e conseguido com maestria, juntando-nos a todos com um grande objetivo e com uma força de vontade ainda maior.
Coordenar horários, esforços e pessoas é sempre um desafio mas é algo que nos aquece a alma, pois, desde os mais jovens até às pessoas de juventude acumulada, houve uma vontade e uma entreajuda que tornaram tudo possível e tornaram a nossa participação especial, não só no estar presencialmente a animar e a dar cara ao grupo e à missão que lá representavamos mas também no levar de bolos e com outras questões para que nós pudéssemos lá estar nesta grande missão.
No que respeita à minha experiência pessoal posso dizer que é um grande orgulho e alegria poder fazer parte de algo assim, o estar com as pessoas, ajudar o próximo e dar um pouco de mim para tornar tudo melhor. Saio sempre destas nossas pequenas experiências com a sensação de que todos juntos podemos mudar o mundo.
Quando falo assim parece que me refiro a um fim, a algo que está a terminar, mas não, falo com a certeza de que esta nossa pequena banquinha na mostra de sopas foi um pequeno passo numa caminhada que vem vindo a ser trilhada há já algum tempo, sendo que são estes pequenos passos importantes que nos mostram que o grupo está vivo e levam-nos a ver a vontade que todos nós temos de, em cada dia que passa, fazer sempre mais e melhor na caminhada rumo à JMJ2023.
Os Dias na Diocese
Na semana que antecede a JMJ, de 26 a 31 de julho de 2023, decorrem, em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas, os “Dias nas Dioceses” (DND). Os DND pretendem integrar nas comunidades paroquiais das várias dioceses os jovens que chegam de todo o mundo. Durante os DND os jovens ficam a conhecer melhor a Igreja local e as especificidades da região que os acolhe. Ficam alojados em casas de famílias ou em instalações paroquiais ou públicas. Os DND são um caminho de preparação para a vivência da jornada, quer para os peregrinos, quer para a comunidade que recebe os jovens; são uma verdadeira experiência de Igreja, de evangelização e missão!
Os DND na diocese de Évora estão a ser preparados por COPs (Comité Organizador Paroquial), que atuam em quatro frentes e preparam tudo o que se relaciona com a vinda dos jovens peregrinos: programação geral, comunicação, logística e inscrições. São coordenados pelo COD (Comité Organizador Diocesano). Em Évora, o COP funciona junto à igreja de S. Francisco e as reuniões têm sido regulares e profícuas, estando todos muito empenhados e entusiasmados. Há pressa no ar!
JMJ 2023: Como funciona a organização da estrutura?
Sendo Lisboa o local escolhido para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, foi criado, pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa – D. Manuel Clemente, o Comité Organizador Local (COL).
O COL é assim o órgão executivo da preparação e organização da JMJ Lisboa 2023 formado pelos Bispos Auxiliares de Lisboa D. Joaquim Mendes e D. Américo Aguiar e pelo secretário executivo Duarte Ricciardi.
Ao nível das dioceses de Portugal foi criado o Comité Organizador Diocesano (COD) que é a estrutura responsável por dinamizar no terreno o caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023. Assim cada diocese do país possui um COD e cada um com as suas equipas, que trabalham em articulação constante com o COL.
O COD da nossa Diocese (COD Évora) está composto pelas seguintes equipas: Coordenação, Secretariado, Atividades Pastorais, Conteúdo Digital, Redes Sociais, Finanças, Programação Geral, Logística, Inscrições, Voluntários, Espiritualidade e Parcerias.
Existem ainda os COD’s de Acolhimento DND que são responsáveis por preparar e dinamizar os Dias na Diocese e os COD’s de Acolhimento JMJ que irão apenas receber jovens peregrinos durante a semana de 1 a 6 de agosto.
E por último, Comité Organizador Paroquial (COP) que consiste em todas as paróquias que queiram receber jovens peregrinos durante os Dias na Diocese.
Estamos, desta forma, a remar todos para um objetivo comum: fazer acontecer este que é o maior encontro de jovens católicos do mundo!
Os Patronos da JMJ Lisboa 2023
A preparação, a realização e o dinamismo de cada Jornada Mundial da Juventude são confiados a patronos, santos e santas canonizados ou com esse processo em curso, referências para a comunidade jovem.
Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.
A preparação da JMJ Lisboa 2023 é também confiada a Patronos Diocesanos da Jornada Mundial da Juventude. Cada Diocese escolheu santos ou santas que são referências para o contexto de cada realidade diocesana e, pelo seu exemplo e proteção, ajudarão a caminhar até este grande encontro.
Para a Arquidiocese de Évora os santos patronos escolhidos são Santa Beatriz da Silva e São João de Deus.
Confiamos assim a todos os Patronos o caminho rumo à Jornada Mundial da Juventude 2023.
Oração JMJ
O caminho de preparação em direção à JMJ Lisboa 2023, está a ser vivido e celebrado em diferentes partes do mundo.
Na nossa Arquidiocese, as Paróquias, grupos de jovens e os vários Movimentos têm dinamizado diferentes atividades para fazer deste caminho um verdadeiro momento de encontro com Cristo e de crescimento para a Igreja.
Para que todos se possam preparar espiritualmente para este grande encontro, foi disponibilizada a oração oficial da JMJ, divulgada no mesmo fim-de-semana em que os jovens portugueses receberam, no Vaticano, os símbolos da JMJ.
Esta oração, juntamente com o hino, o tema e o logótipo, foi criada a partir do tema da JMJ Lisboa 2023 – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) – para, juntamente com Maria, caminharmos até ao Evangelho Vivo.
Pretende-se também que a JMJ seja ocasião de encontro, testemunho e partilha, convivência e ação de graças.
E tu? Já rezaste pela JMJ Lisboa 2023?
Tema, hino e logótipo
«Maria disse, então: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” E o anjo retirou-se. Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.» Lc 1, 38-40
O Papa Francisco escolheu para tema da JMJ 2023 “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, uma passagem do Evangelho de S. Lucas relativa à visita da Virgem Maria à sua prima Isabel, mãe de S. João Baptista. Maria, mãe de Jesus, é quem ensina a dizer SIM a Deus, é quem impele a levantar e partir apressadamente, como missionários empenhados, ativos, evangélicos, sendo testemunhas da presença de Cristo Vivo.
É baseado nesta atitude de Maria que surge o hino para a JMJ 2023, intitulado “Há pressa no ar”. Este hino foi escrito por João Paulo Vaz, sacerdote, e musicado por Pedro Ferreira, professor e músico. Os arranjos ficaram a cargo do músico Carlos Garcia. O hino das JMJ 2023 incita os jovens a identificarem-se com Maria, a colocarem-se ao serviço e a transformarem o mundo. É um hino alegre, que invoca a festa e a alegria na relação com Deus.
O logótipo da JMJ 2023 apresenta uma cruz atravessada por um caminho, onde surge Maria e o Espírito Santo. É da autoria da designer Beatriz Roque Antunes, que refere tratar-se de “um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas na construção de um mundo mais justo e mais fraterno”. As cores do logótipo evocam a bandeira portuguesa.
Afinal… o que é uma Jornada Mundial da Juventude?
“Confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça” (1Pe 3, 15) – Foi com este tema que o Papa São João Paulo II apresentou a primeira edição da Jornada Mundial da Juventude aos Jovens em Roma, no ano de 1986. Foi instituída pelo mesmo, no ano anterior, e queria que a Jornada Mundial da Juventude acontecesse todos os anos no Domingo de Ramos como um encontro de dioceses e também a cada dois ou três anos como um encontro internacional, num lugar previamente estabelecido.
Mas o que é realmente a Jornada Mundial da Juventude?
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É um evento com duração de cerca de uma semana onde o objetivo é celebrar, aprender sobre a fé católica e não menos importante, construir pontes de amizade entre os povos e as nações de todo o mundo.
Acontece a cada dois/três anos, numa cidade escolhida pelo Papa e é aberta a todos, quer estejam mais ou menos próximos da Igreja.
Para além de todos os momentos de oração, lazer e partilha que acontecem nestes dias, existem ainda algumas iniciativas organizadas pela equipa da JMJ: Os “Dias nas Dioceses” e as celebrações a que chamamos de “Atos Centrais”.
Os “Dias nas Dioceses” também chamados como a “Pré-Jornada”, é uma etapa que antecede a semana da JMJ e que consiste na integração dos jovens nas várias regiões do país. Durante esses dias os jovens convivem com as famílias que os acolhem, para além de participarem nas atividades dinamizadas em cada diocese.
Já os “Atos Centrais” decorrem durante a semana das JMJ e incluem todas as atividades programadas na cidade sede: a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília, catequeses, música, arte… e no último dia, a missa de envio.
A próxima edição será em 2023 em Lisboa de 1 a 6 de agosto, que tem como lema a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).
Estamos, assim, em contagem decrescente. Contamos contigo, neste que é o maior evento organizado pela Igreja Católica!
Dia da Igreja Diocesana 2022
No passado dia 5 de outubro, tivemos a graça de viver o Dia da Igreja Diocesana. Este dia, marcado pelo reencontro físico após dois anos de pandemia, foi um momento de Esperança e Alegria para toda a Arquidiocese.
Alguns jovens estiveram presentes no arranque do Ano Pastoral em que se vive a próxima Jornada Mundial da Juventude, de 1 a 6 de agosto de 2023.
O Departamento da Pastoral Juvenil/COD Évora dinamizou uma sessão dedicada aos jovens e às equipas que estão envolvidas na preparação deste grande encontro com o Papa. Durante este período a equipa apresentou a estrutura do evento, deu a conhecer o ponto de situação atual dos trabalhos e apresentou as atividades previstas para o próximo Ano Pastoral.
Esta bonita manhã culminou no envio da réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude para a Paróquia do Torrão. A réplica da Cruz que recebemos durante o mês de janeiro de 2022 na Arquidiocese, parte agora em Peregrinação por todas as Paróquias.
“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) é a citação bíblica que está na base do tema deste novo Ano Pastoral. Também nós, jovens da Arquidiocese, queremos partir apressadamente rumo à Jornada Mundial da Juventude e a um mundo mais justo e mais fraterno.
Contamos contigo!