9 de outubro: Arquidiocese de Évora despede-se emocionada do Cónego Júlio Rodrigues (com fotos, Podcast e Vídeo)
Na manhã quente de sol de outono de 9 de outubro, a imponente igreja Matriz de Fronteira encheu-se de paroquianos, que emocionados e de coração profundamente agradecido, se despediram de lágrimas nos olhos do cónego Júlio Manuel Roxo Rodrigues que aos 78 anos partiu para a Casa do Pai, no dia 8 de outubro, após uma vida de dedicada à Unidade Pastoral de Fronteira.
A Exéquias do Cónego Júlio Rodrigues contaram na noite de 8 de outubro, com Eucaristia celebrada na igreja Matriz de Ervedal, localidade onde o Cónego Júlio residiu durante quase meio século e que segundo testemunhos viveu de forma muito sóbria e pobre.
Na manhã de 9 de outubro, o corpo do Cónego Júlio foi levado para Fronteira, tendo feito paragens na Igreja Matriz de Figueira e Barros e na Matriz de Vale de Seda.
Pelo meio-dia, na igreja Matriz de Fronteira, foi celebrada a Eucaristia Exequial, que foi presidida pelo P. Tiago Carlos e concelebrada por várias dezenas de presbíteros da Arquidiocese de Évora.
Na introdução da Eucaristia, o P. Tiago Carlos agradeceu ao Cónego Júlio as comunidades que lhe deixa “como herança”, destacando todos os frutos de bondade, de entrega e humildade que “o nosso prior nos legou”. “Agradecemos o dom que ele foi e continuará a ser para as suas comunidades paroquiais. Obrigado Sr. Prior!”
À homilia, o P. Alberto Martins, que é natural de Fronteira, emocionado recordou “o Sacerdote, o Irmão, o Amigo, que foi o Cónego Júlio para todos os paroquiano”.
No final da Eucaristia, a encomendação foi feita pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que recordou todos os trabalhos pastorais que o Cónego Júlio desempenhou ao serviço da Arquidiocese, a sua pertença ao Cabido da Sé de Évora desde 2016.
O Prelado, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese de Évora, apresentou sentidas condolências à família do Reverendo Cónego Júlio Roxo e às Comunidades Paroquiais da Unidade Pastoral de Fronteira onde exerceu dedicadamente o seu ministério sacerdotal.
(Leia a reportagem na íntegra no Suplemento Ser Igreja Évora de 11 de outubro de 2023)