26 de Maio, às 17:00, na igreja do Espírito Santo, em Évora: Concerto com Johann Vexo
No dia 26 de Maio às 17:00 na igreja do Espírito Santo, o FIOE – 1º Festival Internacional de Órgão de Évora apresenta um concerto com Johann Vexo, um dos mais brilhantes e importantes interpretes de órgão da atualidade. O programa é inteiramente preenchido por obras de autores franceses, numa perfeita simbiose com o instrumento romântico de Cavaillé-Coll da igreja do Espírito Santo. O concerto tem entrada gratuita.
Alexandre Guilmant, César Franck e Charles-Marie Widor são nomes do mais alto gabarito da escola romântica francesa para órgão, tornando grande o instrumento de pequena dimensão da igreja do Espírito Santo de Évora.
Às obras destes grandes compositores, escolhidas por Vexo, junta-se uma adaptação da primeira Arabesque de Claude Debussy, marcando a adaptação das obras para piano como uma das características da linguagem romântica para órgão francês.
O órgão Cavaillé-Coll de Évora, que ganhou uma poderosa sonoridade após um avultado investimento na sua recuperação, soará enorme nas mãos deste virtuoso organista.
O 1º Festival Internacional de Órgão de Évora – FIOE é organizado pela igreja de S. Francisco – Paróquia de S. Pedro e tem como parceiros o Cabido da Sé de Évora e igreja do Espírito Santo. Surge na sequência lógica do avultado investimento feito na recuperação dos órgãos históricos por parte destas entidades.
O Festival pretende ser um grande evento, em que todos os órgãos serão tocados por organistas de carreira sólida e de referência internacional e nacional, bem como divulgar o trabalho de jovens organistas com a possibilidade de manifestar a qualidade da sua arte.
Irão ser escritas novas obras para os 4 órgãos de S. Francisco, pois o repertório para este tipo de agrupamento é escasso. Os concertos, no total de onze, serão a solo ou com os mais diversos conjuntos vocais e instrumentais. Pretende ainda dar a conhecer o trabalho dos músicos que profissionais ou amadores, exercem a sua atividade localmente ou que de Évora são naturais.
Os concertos vão decorrer ao longo de aproximadamente um ano com início a 15 de outubro de 2023 e término a 14 de julho de 2024. Este é o festival que mais puramente se relacionará com a cultura do património material e imaterial de Évora.
Todos os concertos têm entrada gratuita.