24 de fevereiro, às 18h, na Igreja de S. Francisco: Concerto estreia peça para 4 órgãos
O 1º Festival Internacional de Órgão de Évora – FIOE prossegue com o quarto de 11 concertos programados, dia 24 de fevereiro às 18H00 na Igreja de S. Francisco, com entrada gratuita.
Este concerto, com os organistas Paulo Bernardino, Rui Soares, João Santos e Ricardo Toste, explora a rara circunstância de existirem quatro órgãos na Igreja de S. Francisco, recentemente restaurados, todos construídos pelo organeiro genovês Pascoal Caetano Oldovino, radicado em Évora no século XVIII.
Em estreia absoluta será apresentada a peça Evangelia Quattuor, encomendada a Paulo Bernardino. É uma composição concebida para quatro órgãos, tendo como fonte de inspiração os quatro evangelhos do Novo Testamento. O título em latim, que significa “Os Quatro Evangelhos”, estabelece uma analogia direta com os quatro órgãos utilizados na peça, cada um representando um dos evangelhos.
Com uma abordagem nitidamente pós-moderna, Evangelia Quattuor incorpora uma citação de cantochão para cada órgão/evangelho, relacionada a cada um dos evangelistas. Essas referências musicais servem como base para o desenvolvimento da linguagem musical que compõe a obra.
Dado o escasso repertório disponível para formações de quatro órgãos, a Igreja de S. Francisco tem tomado a iniciativa de encomendar a compositores obras que não só valorizem o seu patrimônio organológico, mas também enriqueçam o repertório dedicado a esse tipo específico de agrupamento.
Evangelia Quattuor, inserindo-se nesse contexto, destaca-se como uma contribuição significativa para a diversificação e expansão do repertório musical para quatro órgãos.
O 1º Festival Internacional de Órgão de Évora – FIOE é organizado pela igreja de S. Francisco – Paróquia de S. Pedro e tem como parceiros o Cabido da Sé de Évora e igreja do Espírito Santo. Surge na sequência lógica do avultado investimento feito na recuperação dos órgãos históricos por parte destas entidades.