“Não temas ser Cristão”, disse o Arcebispo de Évora a cada um dos 34 catecúmenos que se preparam para os sacramentos da iniciação cristã (com vídeo)
Neste dia 18 de fevereiro, pelas 17h, na Sé de Évora, D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, presidiu à Eucaristia do Primeiro Domingo da Quaresma, na qual decorreu o Rito Inscrição do Nome dos Catecúmenos Adultos da Arquidiocese de Évora.
Antes do Rito propriamente dito, à homilia, o Prelado eborense começou por explicar que o Evangelho deste Primeiro Domingo da Quaresma, de S. Marcos, não relata as tentações, mas coloca Jesus no deserto para onde foi impelido pelo Espírito Santo.
“Jesus é impelido pelo Espírito Santo para o deserto para fazer retiro, silêncio, e fazer encontro com Deus”, referiu o Prelado, acrescentando que “Jesus é o homem novo que nos vem refazer, vem para cumprir a vontade do Pai”.
“As tentações não são pontuais mas aparecem durante toda a vida de Jesus”, constatou o Arcebispo de Évora, sublinhando que “as tentações são lugares de confronto com as nossas dificuldades, mas podem ser também oportunidade para renovar o nosso sim a Deus. Jesus mantém-se firme na fidelidade ao projeto do Pai”.
Aos 34 catecúmenos, oriundos de várias Paróquias da Arquidiocese, D. Francisco Senra Coelho recordou que “não seguimos uma filosofia, mas alguém, Jesus Cristo. Cada baptizado é convidado a renovar a sua opção por Deus e pelo seu Amor, manifestado e revelado em Jesus Cristo”.
“A Quaresma é, por isso, tempo de conversão, da alegre transformação do coração que torna a vida num lugar mais belo e o mundo num lugar mais feliz”, sublinhou o Prelado.
“Nas comunidades fostes gerados no útero de uma Igreja”, disse o Prelado dirigindo-se aos Catecúmenos. “Por isso, sentimos a alegria das Comunidades que vos estão a gerar, pois já estamos a caminho da Páscoa”, acrescentou.
“Estes 34 catecúmenos são para nós motivo de alegria e a certeza que o Senhor está connosco, que nos vai dar novos irmãos, que vão fortalecer as nossas comunidades e vão cheirar ao perfume de Deus”, sublinhou o Prelado.
“Não vamos ser lavados na epiderme, apenas para ficar com uma cara lavada. Mas vamos ser lavados no coração e na mente, no nosso ser todo. O Senhor vai-nos fazer de novo, dar-nos um coração novo, que nos dará um olhar igual ao seu, uma perspectiva nova, a lente de Deus”, prosseguiu o Arcebispo de Évora, acrescentando que “a conversão e o arrependimento só se podem conjugar com a adesão plena a Jesus”.
A Vigília Pascal na qual os 34 catecúmenos receberão os Sacramentos da Iniciação Cristã – Baptismo, Confirmação e Eucaristia – “tem que ser um encontro com Jesus e não apenas um conjunto de ritos”, disse D. Francisco Senra Coelho, acrescentando que “este encontro com Jesus, faz-nos abraçar uma nova forma de ser e de amar. No Baptismo, na confirmação e na Eucaristia é um modo de viver que gera um antes e depois na vossa vida”.
“Neste domingo, reconhece-te tentado em Jesus, mas n’Ele reconhece-te vencedor porque será Ele a vencer em ti”, disse o Prelado, afiançando a cada um dos 34 catecúmenos que “nunca estás sós, o Senhor vai contigo. Não temas ser Cristão. O Senhor será a tua força, como foi de tantos, como Agostinho de Hipona”, deu como exemplo, o Prelado eborense.
Após a Homilia, decorreu o Rito da Inscrição ou da Eleição. Com este Rito chega ao fim o tempo do Catecumenado para estes jovens e adultos que há vários anos se preparam nas suas comunidades para os Sacramentos da Iniciação Cristã.
O Rito da Eleição ou da Inscrição do Nome que marca assim um novo tempo na vida destes jovens e adultos, o chamado tempo da purificação e da iluminação.
No final da Eucaristia, o Arcebispo de Évora recordou ainda aos agora Eleitos que “atrás de cada um de vós está alguém muito importante na vossa vida pelo seu testemunho. Na nossa oração vamos ter presentes todos eles, incluindo os doentes, os sós. Que vos sejais reflexo da beleza que encontrais para os outros jovens e adultos que procuram o Senhor. Rezamos ainda pelos Seminaristas do Seminário Maior que se encontram em retiro neste momento e pelos Seminaristas do Seminário Redemptoris Mater que se encontram aqui connosco”.
Após a eucaristia, como já tradição, os eleitos, os garantes e familiares viveram um momento de convívio na Cúria arquidiocesana, promovido pelo Cabido da Catedral de Évora.
Recorde-se que estes 34 Eleitos irão receber os Sacramentos da Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia), na celebração da Vigília Pascal, em Sábado Santo, nas suas respetivas Paróquias.