13 de Março: 11 anos do pontificado do Papa Francisco
O Arcebispo de Évora, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese de Évora, felicita o Papa Francisco pelo 11.º aniversário de eleição papal e une-se em oração pelo pontificado do Santo Padre.
A 13 de março de 2013, há 11 anos, o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio foi eleito para a Cátedra de Pedro, sendo o primeiro Papa jesuíta e latino-americano, e eleito após a renúncia do seu antecessor. Foi o primeiro Papa a escolher o nome de Francisco.
A perspectiva do seu pontificado partiu de baixo, com uma maior atenção às “periferias” existenciais e geográficas do mundo, como ponto de partida do seu modo de ser e agir. Ao convidar os fiéis a retomar o frescor original do Evangelho, pediu-lhes um maior fervor e dinamismo, para que o amor de Jesus pudesse chegar realmente a todos. A Igreja que Bergoglio queria era uma Igreja “em saída”, de portas abertas, um hospital de campanha, sem temer a “revolução da ternura e o milagre da delicadeza”.
Tem como lema episcopal ‘Miserando atque eligendo’, frase que evoca uma passagem do Evangelho segundo São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”. A primeira intervenção do Papa Francisco deixou, desde logo, várias mensagens fortes. O novo Papa surpreendeu os presentes ao pedir “um favor”, antes de dar a sua tradicional bênção neste encontro inicial, inclinando-se.
“Peço-vos que rezem ao Senhor para que me abençoe, a oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. Façamos em silêncio esta oração”, declarou, conseguindo calar a multidão que se encontrava em festa há cerca de uma hora. A primeira bênção seria, posteriormente, estendida a “todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade”.